Oi, o que você está procurando?

DOAÇÕES CAÍRAM NA PANDEMIA

Falta de sangue leva Santa Casa de Araçatuba a suspender cirurgias eletivas

A redução nas doações de sangue durante a pandemia do novo coronavírus e o risco iminente de desabastecimento no Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba levaram a Santa Casa a suspender a realização de cirurgias eletivas (agendadas), a partir desta quarta-feira (28).

Nos últimos dias, o hospital vinha realizando, em média, 120 cirurgias, entre eletivas e de urgência e emergência. Mais da metade eram agendadas e deixarão de ser realizadas por tempo indeterminado por falta de sangue.

A direção técnica da Santa Casa informou que vinha trabalhando com um estoque regulador, que não existe mais. Algumas cirurgias de urgência e emergência também poderão ser atingidas, especialmente as que comumente requerem transfusão de concentrado de plaquetas, cuja validade é de somente cinco dias.

Níveis baixos

O Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba atende 18 hospitais da região e está com níveis baixíssimos de estoque de todos os tipos de sangue. Para se ter uma ideia, há apenas 43 bolsas de O Positivo, quando o mínimo deveria ser de 95 bolsas. De O negativo, o estoque atual é de cinco bolsas, mas o necessário é de 23 bolsas.

Já o tipo A positivo tem 31 bolsas no estoque, mas o necessário são 65 bolsas. Do tipo e A negativo, o hemonúcleo tem apenas três bolsas, quando o estoque suficiente deveria ser de 20 bolsas.

“Os estoques estão muito baixos por conta da pandemia. Até tipos de sangue que nunca faltaram, como o A positivo e o B positivo, estão com os estoques baixos”, afirma a agente em captação de doadores de sangue, Aline Durante. Ela destaca que são bem-vindos doadores de todos os tipos sanguíneos.

Antes da pandemia, conforme ela, o hemonúcleo recebia entre 40 e 50 doadores por dia. Hoje, as doações diárias não chegam a 20.

Segurança e agendamento

A agente em captação de doadores destaca que o Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba oferece toda a segurança para os doadores, com a adoção de todas medidas sanitárias, como uso do álcool em gel e distanciamento.

Para evitar aglomeração, o hemonúcleo está agendando as doações. O agendamento pode ser feito pelo site www.hemocentro.fmrp.usp.br, onde uma assistente virtual tira todas as dúvidas sobre a doação. Também é possível agendar pelo telefone (18) 2102-9400 e pelo WhatsApp (18) 98132-8875.

Serviço

O Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba fica na Avenida Arthur Ferreira da Costa, 300, bairro Aviação.

O horário de atendimento é das 8h às 19h, na segunda-feira, e das 8h às 17h, de terça a sexta-feira. Aos sábados, das 7h às 11h.

Requisitos para doação de sangue:

Estar em bom estado de saúde;

Ter acima de 50 quilos (homens) e de 51 quilos (mulheres);

Idade a partir dos 18 anos;

Adolescentes de16 e 17 podem doar desde que acompanhado do responsável legal;

A primeira doação pode ser feita até 60 anos;

Quem já é doador pode doar até um dia antes de completar 70 anos de idade

Levar documento RG, CNH ou carteira de trabalho;

Pode tomar café da manhã normal; se almoçar, deve aguardar três horas

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!