Oi, o que você está procurando?

Penápolis

Surto da Covid-19 faz Daep promover testes nos 254 servidores

Até o momento, 48 funcionários estão positivos para o novo coronavírus; procedimento prossegue

Teste rápido de covid-19 (Foto: Governo de SP)

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) confirmou, na tarde de ontem (28), que 48 funcionários da autarquia são positivos para o novo coronavírus, a Covid-19. Segundo o protocolo, eles apresentaram o indicador IGM, que aponta os casos positivos recentes.

A confirmação veio por meio de nota enviada pela secretaria municipal de Comunicação da Prefeitura, que relatou ainda a realização de testes em massa em todos os seus funcionários que, hoje, chega a 254.

O departamento explica que o procedimento realizado ontem indica o IGM – para apontar casos positivos recentes – e o IGG – que detecta casos passados. A sequência dos exames será na tarde da próxima quarta-feira (30).

“Importante ressaltar que todos os funcionários são assintomáticos. Eles foram encaminhados para as respectivas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para consulta médica e, posteriormente, atestado. No período da tarde, cerca de 100 servidores ainda passavam por exames”, informou.

Procedimentos

O Daep confirmou ainda que, desde o início da pandemia, vem seguindo seu plano de contingência e ordens de serviço para a Covid-19 e todos os procedimentos se iniciam com a escala de trabalho, para evitar aglomerações nas áreas administrativas do departamento.

Além disso, o departamento efetua a medição de temperatura diária na entrada do turno, com a distribuição de álcool em gel; tapete com solução de cloro nas entradas externas; instalação de acrílico nas mesas e monitoramento de casos confirmados e suspeitos, de forma constante, pelo serviço de recursos humanos.

Outra medida é a utilização da ferramenta home office para as situações pertinentes. A autarquia informou também que não há setores prejudicados no momento, referindo-se à coleta de lixo, serviços externos e atendimento ao público de forma online.

Exames

Para auxiliar no diagnóstico de quadros da Covid-19, alguns exames foram desenvolvidos pelos laboratórios como forma de identificar a presença do novo coronavírus no organismo. Entre eles, estão os testes de sorologia, que detectam os anticorpos IGG e IGM.

Os resultados aparecem apenas como positivo, negativo ou indeterminado. Quem avalia se o caso é preocupante ou não é o médico, baseado na condição clínica e histórico do paciente. Antes da pandemia, eles já eram usados para rastrear a imunidade da população contra algumas doenças, como zika, dengue e chikungunya.

Carlos Netto/Jornal Interior

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
62