Oi, o que você está procurando?

POLÍTICA

Câmara de Araçatuba vota projeto que cria capacitação sobre autismo para professores

Projeto está na pauta da 28ª sessão ordinária, que será realizada na próxima segunda (21) - Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba

O plenário da Câmara de Araçatuba vota na próxima segunda-feira (21), durante a 28ª sessão ordinária, o projeto de lei que institui o Programa de Capacitação sobre o Transtorno do Espectroautista (TEA) para professores das escolas da rede pública municipal. A matéria, de autoria do vereador Cido Saraiva (MDB), prevê a realização anual de palestras e treinamentos, nas primeiras semanas de abril, em referência do dia mundial da conscientização do autismo.

A capacitação deverá ser realizada por profissionais especializados no assunto, como psicólogos, neurologistas, psiquiatras, terapeutas, pedagogos, pais e pessoas com certificados educacionais referentes ao autismo, segundo o projeto, que prevê ainda que a Prefeitura deverá fazer a divulgação do programa, efetuando as inscrições dos profissionais interessados em participar.

Para o desenvolvimento do programa, o Poder Executivo poderá realizar convênios através da Secretaria Municipal de Saúde e parcerias com entidades sociais envolvidas, como APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a AMA (Associação de Amigos do Autista de Araçatuba), visando a promoção de palestras, cursos e treinamentos dos profissionais da área da Educação Municipal.

Conforme o autor, em sua justificativa, o projeto tem como objetivo que as escolas municipais possam estar preparadas para receber e incluir alunos com o Transtorno do Espectroautista (TEA). “O projeto trará também mais conscientização não só aos profissionais da educação, mas também à sociedade em geral”, afirmou.

Nome de escola

Outro projeto que será analisado pelo plenário é um projeto de lei do Executivo que denomina Profª Maria Mercedes Cassiolato de Souza à Emeb situada na rua Elza de Almeida Lemos, 925, no Residencial Atlântico.

A homenageada nasceu em Olímpia (SP), em 30 de setembro de 1934, e faleceu em 30 de maio de 2014. Ela é mãe da primeira-dama de Araçatuba, Deomerce de Souza Damasceno, além de Márcio Roberto de Souza, Denise Maria de Souza Bertoco e Deolindo de Souza Júnior.

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!