Oi, o que você está procurando?

combate ao aedes aegypti

Saúde de Araçatuba faz arrastão contra o mosquito da dengue no Taveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou nesta segunda-feira um arrastão contra a dengue, zika, chikungunya e febre amarela no bairro Engenheiro Taveira e pede ajuda à população para o trabalho peridomiciliar, realizado nas áreas externas de todas as residências do bairro.  O trabalho vai continuar nesta terça-feira (21). O município tem 2.094 casos de dengue.

A atividade de arrastão é realizada para limpeza da área identificada como tendo transmissão desencadeada de Dengue, resultado de avaliação durante semanas de vigilância ativa pelos agentes de controles de endemias (ACE) da Saúde municipal. Após o arrastão, será feita a nebulização por agentes, com máquina costal.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que, em virtude das medidas de segurança contra o contágio do coronavírus, não está sendo feito o trabalho de controle intradomiciliar (dentro das residências).

Os  moradores devem colaborar colocando para fora de casa os recipientes e objetos que sejam possíveis criadouros de larvas, como vasilhas, garrafas, pneus e outros que acumulem água parada.

ARRASTÃO E INFORMAÇÃO

Associado a este trabalho, os ACE farão ações de Educação Permanente junto aos munícipes, com o objetivo de sensibilizar a população para a doença e seus fatores de risco

As atividades deste arrastão incluem:

• Divulgação com carro de som em todas as ruas do bairro, alertando a população a colocar à disposição possíveis recipientes de larvas.

• Visita no peri-domicílio dos imóveis, seguindo orientações sobre a Covid-19 (não entrar nas residências de idosos e suspeitos positivos de coronavírus).

• No momento da visita, cada agente registra o quarteirão no boletim de Vigilância e Controle, devendo identificar moradores, com perfil de multiplicador, para explicar a ação e as orientações para o momento da aplicação.

• Retirada dos possíveis recipientes com caminhão (verificar necessidade, vista a recente ação realizada nos bairros).

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
27