Oi, o que você está procurando?

BENDITA L√ćNGUA

Erros e acertos na pandemia

Hélio Consolaro*

A pandemia tomou conta de nossas vidas e de nossa língua. Eu estava numa das agências do Banco do Brasil, quando me vi lendo uma mensagem no chão, debaixo de meus pés:

 

A mensagem (palavras de quem fala), por isso devia ter usado ‚Äúesta dist√Ęncia‚ÄĚ. Os pronomes demonstrativos localizam os objetos, as coisas no espa√ßo em rela√ß√£o √†s pessoas do discurso.

PERTO DO EMISSOR Рeu/nós: este, estes, esta, estas, isto

PERTO DO RECEPTOR Рvós, você, vocês: esse, esses, essa, essas, isso

PERTO DO REFERENTE (ASSUNTO) -ele, eles: aquele, aquela, aquela, aquelas, aquilo.

Trata-se de uma sutileza, poucos usuários da língua portuguesa conhecem-na. Nada grave, mas é sempre bom saber.

Na mesma agência, havia outra mensagem, com gel disponível para os clientes, com a seguinte indicação:

Anel de ouro, banco de madeira s√£o formas corretas, porque a express√£o preposicionada indica a propriedade do substantivo. Para isso, nada melhor do que preposi√ß√£o ‚Äúde‚ÄĚ. No caso em pauta,¬† n√£o poderia ser ‚Äú√°lcool de gel‚ÄĚ, pois o desinfetante n√£o √© feito de gel, a pasta √© apenas um ve√≠culo.

Aliás, usa-se o álcool acompanhado de gel porque houve uma época em que havia muitos incêndios, queimaduras com o álcool líquido, inclusive acendendo churrasqueiras. O uso do gel no álcool foi uma medida preventiva.

‚Äú√Ālcool com gel‚ÄĚ estaria certo, como correto est√° ‚Äú√Ālcool em [forma de] gel‚ÄĚ. Nada a corrigir.

Numa reparti√ß√£o p√ļblica estava escrito: ‚ÄúProibido a perman√™ncia de pessoa sem m√°scara‚ÄĚ. A forma correta √© ‚ÄúProibida a perman√™ncia de pessoa sem m√°scara‚ÄĚ, porque o substantivo ‚Äúperman√™ncia‚ÄĚ est√° acompanhado de artigo definido feminino ‚Äúa‚ÄĚ. Trata-se de um erro de concord√Ęncia. Esse erro √© mais percept√≠vel aos usu√°rios da escrita.

*Hélio Consolaro e professor de Português

TIRA-D√öVIDAS:

www.benditalingua.blogspot.com.br

[email protected]

zap: 18 99786 9445

Os coment√°rios aqui n√£o refletem a opini√£o do site, e s√£o de responsabilidade do autor. O coment√°rio N√ÉO √Č PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!