CONECTE CONOSCO

POLÊMICA

Deputada pede a Dilador que reveja atribuição de homens para dar banho e trocar fraldas de crianças nas creches

Publicado em

Janaína Paschoal (PSL) se posicionou sobre o assunto após receber um e-mail de uma araçatubense preocupada com a situação - Foto: Divulgação


A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta segunda-feira (7), para sugerir às autoridades de Araçatuba que revejam a decisão de atribuir a homens a função de trocar fraldas, dar banhos e acompanhar bebês e crianças ao banheiro.

A parlamentar decidiu se pronunciar após receber a reclamação de uma munícipe, por e-mail, na semana passada. Ela admitiu que a lei aprovada pela Câmara Municipal, autorizando homens e mulheres concursados a desempenharem a função, não é inconstitucional nem ilegal.

Embora tenha afirmado que sua intenção não é a de invadir a competência do município, ela pediu ao prefeito Dilador Borges (PSDB), aos vereadores e à secretária municipal de Educação, Silvana Sousa e Souza, para que, na medida do possível, baixem uma norma disciplinando que estas atividades não sejam desempenhas por pessoas do sexo masculino.

A parlamentar também propões aos seus pares um debate para avaliar a possibilidade de criar uma lei estadual que proíba que este tipo de trabalho seja realizado por pessoas do sexo masculino. “Podemos fazer uma lei para que apenas mulheres possam exercer esta atividade mais íntima, de limpar, dar banho, acompanhar ao banheiro e trocar fraldas de crianças e bebês”, afirmou.

Janaína disse que não se trata de preconceito e admite que qualquer pessoa, seja de que sexo for, pode cometer abusos. “Ninguém aqui está dizendo que um profissional por ser homem vá cometer algum tipo de maldade com as criancinhas. E também ninguém está dizendo que o fato de a profissional ser mulher garanta que alguma coisa errada não possa acontecer”, falou.

MÃES AGONIADAS

O problema, segundo a deputada, é que as mães estão agoniadas com esta situação, porque não se sentem confortáveis em ter um homem dando banho e trocando fraldas e limpando os seus bebês.

Ela citou, ainda, que, em conversa com uma pediatra sobre abuso sexual contra crianças, a profissional afirmou que a agressão sexual, quando praticada por um homem, tem consequências piores. “O pênis gera resultados mais danosos para a pessoa que é vítima, seja criança, seja adolescente, seja adulto”, afirmou a deputada.

A deputada afirmou, ainda, que isso resguardaria os próprios funcionários. “Se as mães já estão cismadas e se as autoridades insistirem, não é nem por mal, mas qualquer situação vai fazer com que essas mães entendam que houve um abuso”, reiterou.

Ao finalizar, defendeu que a mudança atenderia às expectativas das famílias que têm filhos nas creches municipais e também evitaria a exposição dos funcionários a qualquer tipo de acusação e constrangimento.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Araçatuba respondeu: “A Prefeitura Municipal de Araçatuba respeita toda e qualquer opinião, sugestão ou crítica, porém, a Prefeitura como toda instituição pública, segue o que determina a Lei.”

 

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Anunciante

gestores

Secretário de Logística e Transporte do Estado de São Paulo estará em Araçatuba nesta sexta

Publicado em

Nesta sexta-feira (25) o Secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, irá apresentar em Araçatuba os conceitos para a construção de uma Nova Matriz de Logística do Estado de São Paulo.

Ele falará para um público formado por gestores municipais no Paço Municipal de Araçatuba, às 19h.

Para que essa cadeia logística seja efetivada para o crescimento econômico de São Paulo e do país, é preciso oferecer novos meios para a movimentação de cargas, além de criar condições para um escoamento mais eficiente de mercadorias.

O tema é de grande relevância para as cidades da região e todos os prefeitos, secretários municipais, vereadores estão convidados. A atividade faz parte do Fórum de Governança e Capacidades Estatais da Noroeste Paulista, organizado pelo LabPol (Laboratório de Política e Governo da UNESP) em parceria com a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Araçatuba.

O encontro também estará aberto para participação da sociedade, podendo solicitar vaga pelo WhatsApp (18) 98818-1010.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

ABASTECIMENTO

Reservatório que passou por manutenção nesta terça foi alvo de questionamento na Câmara

Publicado em

Pichitelli perguntou ao comissário-geral do Daea, nesta segunda-feira, se reservatório estava funcionando; horas depois, Samar anunciou manutenção emergencial

O reservatório do Panorama, na Zona Leste de Araçatuba, que passou por manutenção da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) nesta terça-feira (22), foi alvo de questionamento durante a sabatina ao comissário-geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), Márcio Saito, durante a sessão desta segunda-feira (21) da Câmara Municipal de Araçatuba.

O vereador Denilson Pichitelli (PSL) perguntou se o reservatório do Panorama estava em pleno funcionamento, a partir de informações de munícipes de que havia problemas na caixa d’água do bairro. A resposta de Saito foi que o reservatório estava funcionando normalmente.

Na manhã desta terça-feira (22), a Samar informou uma manutenção emergencial no reservatório, que abastece sete bairros e dois condomínios. Segundo a empresa, ocorreu o rompimento de uma adutora. Com os reparos, a população daquela região poderia ficar sem água até as 22h desta terça.

Conforme a Samar, no entanto, as equipes conseguiram acelerar os procedimentos, concluindo os reparos por volta das 14h e o bombeamento para o reservatório foi retomado desde então. O abastecimento para os bairros e condomínios afetados deve ser normalizado conforme a recuperação gradual do nível do reservatório.

COINCIDÊNCIA

O vereador considerou uma coincidência a necessidade de reparos no local poucas horas depois de seu questionamento na Câmara. “É estranho a gente questionar à noite e pela manhã receber a informação desta manutenção emergencial”, comentou.

Para ele, a Samar passa poucas informações para os moradores, que poderiam se organizar e armazenar água, caso recebem os avisos de manutenção da empresa.

Sobre a multa à empresa, que o Daea ainda não definiu se irá aplicar, embora o comissário-geral tenha sinalizado de que a punição não irá resolver o problema, Pichitelli disse discordar do posicionamento do representante da agência reguladora.

“Não concordo que a multa não vai resolver. A Samar pensa que se o resolve o problema, a vida volta ao normal e está tudo certo. Por esse pensamento, não é preciso mais multar motoristas de veículos que cometem infrações”, comparou.

Os bairros afetados pela manutenção desta terça-feira foram o Panorama, Alvorada, Concórdia, Pinheiros, Umuarama, Vicente Grosso, João Batista Botelho, Condomínio Royal Boulevard e Condomínio Alphaville.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
80