Oi, o que você está procurando?

CLIMA

Sul e Sudeste têm madrugada mais fria do ano; Araçatuba registrou 6 °C

Massa de ar polar entrou no país nos últimos dias e derrubou as temperaturas. No Sul, houve geada e até um pouco de neve. Temperaturas caíram abaixo de 10ºC em São Paulo.

A frente fria que chegou ao Brasil pelo oceano Atlântico derrubou as temperaturas na madrugada de sexta-feira (6) para sábado (7) no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades, esta foi a noite mais fria do ano, segundo meteorologistas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar entrou no país pelo Sul na quarta-feira (3) e avançou em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste. O frio deverá se prolongar ao longo deste fim de semana, com temperaturas negativas na Região Sul.

Araçatuba

O dia amanheceu com temperaturas baixas, chegando a marcar 6 °C as 6h da manhã. A previsão é que a temperatura aumente no decorrer do dia, mas não deva passar dos 17 °C, conforme o portal Clima Tempo. Entre sábado e domingo, a previsão é que a temperatura atinja a casa dos 3 °C, marcando a temperatura mais baixa para o ano de 2019 em Araçatuba.

O frio no Sul e Sudeste

Chegou a nevar em São Joaquim, em Santa Catarina, região conhecida por ser uma das mais frias do Brasil. O fenômeno foi de fraca intensidade, mas foi possível pelo avanço da umidade. O ar frio polar fez com que a maioria das cidades do Oeste e Norte do estado amanhecessem com temperaturas abaixo de 0ºC.

Também houve registro de neve no Rio Grande do Sul, principalmente na Serra, como nas cidades de Cambará do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Canela, e São José dos Ausentes. As temperaturas ficaram negativas em diversas regiões do estado.

Flocos de neve nas plantas e na luva do morador de São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim online

A mais baixa, segundo o Inmet, foi em Quaraí, com -5°C e sensação térmica de -10°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 3,7°C, com sensação de -2,6°C, segundo dados atualizados até as 8h.

Também no Paraná, o sábado começou gelado. A Grande Curitiba viu os termômetros chegarem a -1ºC, a menor temperatura do ano, segundo a Somar Meteorologia.

A cidade de São Paulo também teve a madrugada mais fria de 2019 neste sábado, segundo o Inmet. Os termômetros registraram 7,4ºC. Até então, a menor marca do ano na cidade havia 11,1ºC, em 9 de junho. O dia amanheceu com sol e céu claro, mas as temperaturas continuaram abaixo dos 10ºC no início da manhã. Também no interior e no litoral, o frio marcou a noite. O Vale do Paraíba, por exemplo, registrou até 13 °C.

Três moradores de rua morreram na onda de frio da capital paulista.

O vento, a chuva e o frio já haviam mudado as paisagens do Rio de Janeiro na sexta-feira. O Inmet emitiu um aviso de chuva, ventos fortes e de onda de frio para cidades do interior do estado. O alerta é válido até domingo (7) em municípios das regiões Serrana, dos Lagos e Norte Fluminense.

Outros estados

As poucos, o frio chega também ao Centro-Oeste. A madrugada gelada foi sentida até no Mato Grosso do Sul, onde geou pela primeira vez em 2019. Paisagens e pastos ficaram embranquecidos principalmente no Sul do estado.

Turistas ficaram acordados de madrugada para tentar ver a neve em São Joaquim — Foto: Eduarda Demeneck/NSC TV

Até mesmo a região Norte observou um clima bastante atípico.

No estado de Rondônia, as temperaturas caíram para a casa dos 10ºC a 20ºC. Na cidade de Vilhena, entre sábado e domingo, a mínima será de 13°C, podendo ter uma sensação térmica bem menor. A previsão é de mínima de 18°C em Porto Velho na noite deste sábado.

Em Rio Branco, no Acre, durante a manhã deste sábado os termômetros marcavam 17ºC. Meteorologistas preveem temperaturas pouco superiores a 20ºC ao longo do dia.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!