Oi, o que você está procurando?

SOLIDARIEDADE

Grupo precisa de dez voluntários para ir a Jaú doar sangue ao pequeno Nando, que tem leucemia

Um grupo de voluntários seguirá para Jaú no próximo dia 13, com a missão de doar sangue e ajudar o pequeno Nando, de três anos, que está em tratamento contra a leucemia no Hospital Amaral Carvalho, naquela cidade.

Para completar o time de doadores, porém, faltam dez voluntários. Dos 40 lugares disponíveis nos veículos que levarão o grupo, 30 já foram preenchidos.

Nando faz tratamento em Jaú desde outubro do ano passado, logo que foi diagnosticado com leucemia, e precisa receber sangue periodicamente, principalmente quando sofre queda de plaquetas, por causa da quimioterapia.

O garotinho é irmão gêmeo de Matheus, que faleceu em julho do ano passado, após lutar contra a mesma doença.

Esta será a sexta mobilização do grupo, coordenado pela dona de casa Marli Neris Rodrigues Borges e por sua filha, a universitária Luana Neris Borges. Juntos, os voluntários, que se revezam a cada ida a Jaú, já doaram mais de cem litros de sangue para o Nando.

“A doação é importante porque ele precisa repor as plaquetas, que caem muito por causa do tratamento. Da última vez que fomos a Jaú, no mês passado, a Kátia, mãe do Nando, disse que ele não teve nenhuma hemorragia graças ao sangue que recebeu”, explica Marli.

REDOME

Nando está bem e respondendo à quimioterapia, mas é importante que os voluntários se cadastrem no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), porque ainda não se sabe se ele precisará passar por transplante.

Como é difícil encontrar um doador compatível, é importante que o maior número de pessoas se cadastre como doadores de medula. “Se ele precisasse de um transplante hoje, não teria um doador compatível”, explica Marli.

O grupo, que vai mensalmente a Jaú, desde novembro do ano passado, para ajudar o pequeno Nando, já conseguiu cadastrar 1.450 pessoas como doadores de medula. Uma das voluntárias do grupo, inclusive, foi selecionada como doadora e está na fase de realização de exames. Por exigência do Redome, o nome dela não pode ser divulgado.

SAÍDA

O grupo sairá de Araçatuba, no dia 13 de abril, às 5h, em frente ao Pão de Açúcar, na Avenida Brasília. Eles passam em Birigui, no Posto J3, e seguem para Jaú. O retorno a Araçatuba está previsto para as 17h, no mesmo local da partida.

Os veículos, um ônibus com 30 lugares, e uma van com 16 lugares, foram cedidos pela Prefeitura. Apesar de ter 46 lugares, serão ocupados 40. Os outros seis usados para levar os mantimentos para os doadores, que recebem água, sucos, achocolatados e lanches.

Quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato com a Marli pelos telefones (18) 991367980 (ligação) e (18) 991393994 (whatsapp).

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!