CONECTE CONOSCO

relato

Cabo que encontrou corpo do sargento Delfino conta momentos de drama que viveu

Cabo que ajudou a resgatar o sargento Delfino conta detalhes do momento da tragédia

Publicado em



A versão de que o sargento Júlio Cesar Delfino teria morrido após ser atingido por escombros durante combate ao incêndio na loja Chris Park, no calçadão da Marechal Deodoro, em Araçatuba, não foi confirmada por um dos bombeiros que estava na operação e que encontrou e ajudou a retirar o colega de trabalho do local. Em rápida conversa com a equipe do Regional Press, o cabo Marcos Costa deu alguns detalhes do momento de drama vivido na tarde desta sexta-feira.

Ele contou que a situação estava praticamente sob controle. Várias equipes já tinham entrado e saído do prédio. O sargento Delfino estava a frente e o tenente Alex da Silva Abreu logo atrás dele, além de outros bombeiros na sequência. O grupo de preparava para sair do prédio quando repentinamente uma grande labareda de fogo atingiu o sargento e o tenente, que caíram.

Alex foi rapidamente arrastado para fora pelos colegas, e o sargento Delfino correu em direção aos fundos do barracão. A fumaça voltou a tomar conta do espaço de forma muito rápida, o que impediu o grupo de ver onde estava o sargento. Apesar de todos estarem devidamente paramentados, com equipamentos e roupas de segurança para este tipo de ação, a situação começou a ficar desesperadora, tendo em vista que o prédio ainda estava em chamas e a situação voltou a ficar complicada.

Quando a fumaça dispersou e o fogo voltou a ser controlado, depois de horas, o cabo Marcos Costa, que integrava a equipe de buscas do sargento, o encontrou caído nos fundos do barracão, onde há um banheiro, embaixo de um mesanino, local que ele pode ter procurado abrigo para se esconder das chamas. O bombeiro havia tirado parte de seus paramentos e estava em parada cardio-respiratória. Apesar do socorro e das tentativas não foi possível reanimá-lo, e na Santa Casa foi confirmada a sua morte.

A reportagem do Regional Press apurou que a labareda que atingiu repentinamente os homens da corporação foi possivelmente resultado de um fenômeno chamado flashover, um termo introduzido pelo cientista britânico P.H. Thomas, nos anos 60, e foi usado para descrever a teoria do crescimento de um fogo até o ponto onde se torna um incêndio totalmente desenvolvido.

A teoria do flashover diz que durante o crescimento do incêndio, o calor da combustão poderá aquecer gradualmente todos os materiais combustíveis presentes no ambiente e fazer com que eles alcancem, simultaneamente, seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea e concomitante desses materiais (dita, ignição súbita generalizada ou inflamação generalizada).

Um dos fatos que pode ter ocorrido para a formação da labareda, é uma entrada repentina de oxigênio provocada pela queda de parte da cobertura, o que pode ter alimentado as chamas de forma repentina. Os proprietários da empresa estavam na China e chegaria no Brasil neste fim de semana. O presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Cesar Braga, disse que eles já se colocaram à disposição para auxiliar nos trabalhos da Polícia.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte:
Anunciante

modernização

Samar inicia terceira etapa da obra de setorização da distribuição de água na cidade

Publicado em

Obra está sendo realizada na Avenida José Ferreira Batista; previsão é de que seja concluída até o final de julho - Foto: Divulgação

A Samar iniciou nesta segunda-feira (24) a terceira etapa da obra de setorização da distribuição de água da cidade. A obra está sendo realizada na avenida José Ferreira Batista (prolongamento da rua do Fico), em frente ao Supermercado Rondon. As novas tubulações seguirão até a rua Clóvis Pestana. A previsão é que o serviço seja finalizado até o final do mês de julho.

No total, serão instalados 3.000 metros de novas redes adutoras. Segundo a empresa, a obra não afetará o abastecimento das imediações, porém,  parte da via, sentido Centro/Bairro, estará interditada durante os serviços. As novas redes devem interligar a distribuição de água na região dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Universo 1 e 2, Castelo Branco e Taane Andraus.

A obra de setorização da distribuição de água foi iniciada em abril de 2018 e deverá ser totalmente finalizada até o final de 2020. O processo prevê a instalação de 40 quilômetros de novas redes e registros de manobras em vários pontos da cidade.

A cidade deverá ser dividida em 42 microssetores. Isso permitirá a gestão mais eficiente do abastecimento da cidade e redução de perdas no sistema.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

vandalismo

Vândalos arrancam aparelho de ginástica de pista de atletismo de Birigui

Publicado em

Vândalos arrancaram um aparelho de ginástico da pista de atletismo localizada na Rua Paraná, Vila Moimáz, em Birigui. Servidores que trabalhavam no local nesta segunda-feira (24) se depararam com o equipamento, que serve para alongamento de braços e pernas, jogado ao chão. A suspeita é de que a ação tenha ocorrido no fim de semana.

O técnico de atletismo da Prefeitura de Birigui, Edson Miguel, lamentou o ocorrido. Segundo ele, cerca de cem pessoas que fazem exercícios físicos na pista de atletismo utilizam os 11 aparelhos de ginástica do local. “Nossa suspeita é de vandalismo”, disse. O aparelho será instalado novamente por servidores da Prefeitura de Birigui.

Em março deste ano, a pista de atletismo de Birigui também sofreu ação que prejudicou o local. O cadeado do portão principal foi coberto por cola. Como o produto usado foi de fortíssima fixação, foi necessário quebrar o cadeado para abrir o portão.

A Polícia Municipal realiza constantes patrulhamentos pela cidade, porém é impossível ficar 24 horas em um mesmo ponto, segundo a Prefeitura. Os policiais percorrem escolas, Unidades Básica de Saúde, feiras livres, praças e demais repartições do município.

LIGUE GRÁTIS

Caso algum morador observe atos de vandalismo pela cidade, basta ligar para 153 (telefone gratuito da Polícia Municipal).

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

Urgente

Incêndio em residência deixa mulher de 56 anos gravemente ferida em Birigui

Publicado em

Viaturas do Corpo de Bombeiros no bairro Jandaia, onde ocorreu incêndio em residência (Reprodução/ WhatsApp)

Um incêndio em uma residência no bairro Jandaia, em Birigui, deixou uma mulher de 56 anos gravemente ferida, na tarde desta segunda-feira (24).

Nair Gomes da Silva foi socorrida pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhada para a Santa Casa.

O fogo foi controlado pouco antes das 16h. Bombeiros estão na casa incendiada, na Rua Abraão Antônio. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Bombeiros foram acionados por vizinhos que notaram fumaça no interior da casa. A vítima recebeu atendimento no pronto-socorro da Santa Casa de Birigui e aguarda vaga em hospital especializado em tratamento de queimados.

Como houve abalo na estrutura da casa, a Defesa Civil foi acionada para avaliar o imóvel.

O Regional Press acompanha o caso e outras informações poderão ser publicadas a qualquer momento.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
89