Oi, o que você está procurando?

USO INDEVIDO

Área pública é usada para criação de gado no Vicente Grosso, denuncia vereador

A área de preservação ambiental permanente localizada no bairro Vicente Grosso, em Araçatuba, que antes era utilizada para abrigo de animais de grande porte que sofriam maus-tratos, hoje virou área de pastagem “particular” para criação de gado. No local, que pertence à Prefeitura, um criador mantém 11 bovinos, sendo um macho, sete fêmeas e três bezerros, em um claro exemplo de uso indevido de área pública.

Lucas Zanatta visou o local nesta quarta-feira

Não bastasse isso, o local está com aspecto de abandono. O guarda municipal que cuidava da área está afastado por problemas de saúde. A área, segundo moradores do bairro, vem sendo utilizada por usuários de drogas. Sujo, o espaço tem vários tipos de resíduos, inclusive recipientes que podem acumular água.

 

O caso foi revelado pelo vereador Lucas Zanatta (PV), que esteve na área na tarde desta quarta-feira (27), após receber denúncias de que o local era impróprio para abrigar animais vítimas de maus-tratos.

O parlamentar não encontrou o que esperava, pois, os cavalos que precisam de abrigo, são levados agora para o Sítio Escola. De outro lado, acabou encontrando um flagrante de uso indevido de área pública.

“O gado que encontramos lá não estava com sinais de maus-tratos, muito pelo contrário, está bem cuidado. Descobrimos, depois, que os animais pertencem a um senhor que mora no bairro e usa o espaço do município para fins particulares”, afirmou Zanatta.

Gado de criador particular pasta em espaço público que é considerado área de preservação ambiental permanente – Divulgação

ABANDONO

Além da criação de bovinos no espaço, o vereador constatou que o espaço precisa de manutenção e limpeza, até para evitar escorpiões e o avanço de doenças como dengue e leishmaniose.

A área, que possui cerca de dez mil metros quadrados, é fechada com cerca de arame e uma porteira, mas não tem barreira eficiente para impedir a entrada de estranhos.

Localizado na Rua Miguel Rodrigues de Araújo, em frente ao número 29, no Vicente Grosso, o espaço, segundo Zanatta, acumula toda sorte de resíduos, como entulho, recipientes que podem acumular água e lixo orgânico. A casa existente no local também está com aspecto de abandono e precisa de manutenção.

O parlamentar disse que vai solicitar à Prefeitura que notifique o dono do gado para que retire os animais do local. Vai pedir também que a administração faça a limpeza da área.

OUTRO LADO

A Prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tem grande interesse em resolver o problema e vê, na atitude do vereador, uma valorosa contribuição.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!