CONECTE CONOSCO

lichia

Menino de dois anos morre engasgado com semente de fruta

Foto: reprodução


Um menino de 2 anos morreu engasgado com uma semente de lichia no início da tarde desta última sexta-feira (04/01/2019), em Ibirá.

De acordo com a Santa Casa do município, Cauan Amaro dos Santos Gomes foi socorrido pela avó ainda com vida, mas infelizmente acabou morrendo no local.

O corpo foi velado na casa da avó e o sepultamento foi na manhã deste sábado, no cemitério de Ibirá. (Com informações: Gazeta Interior)

A LICHIA

A fruta denominada lichia, de nome científico Litchi chinensis Sonn, pertence à família Sapindaceae e teve origem na China e depois foi propagada. No Brasil, muitas pessoas ainda não a conhecem, ela tem sabor adocicado e aroma delicado.

Sua planta, chamada lichieira, atinge de 10 a 12 metros de altura e a florada começa no inverno e vai até o início da primavera, e a colheita ocorre de novembro a janeiro. Os ambientes de clima tropical e subtropical úmido são os preferidos das lichieiras.

O fruto é avermelhado por fora com casca áspera e quebradiça e esbranquiçado e gelatinoso por dentro, com textura semelhante à da uva. O plantio de lichia no Brasil ocorre em São Paulo, norte do Paraná e sul de Minas Gerais. É encontrada em diferentes países como Índia, Paquistão, Tailândia, Filipinas, África do sul, dentre outros.

PERIGO

A fruta é muito suculenta e bem doce, o que atrai o paladar principalmente de crianças. No entanto, no interior do fruto há um caroço, a semente, que assim como o fruto, é muito liso e pode ser facilmente engolido acidentalmente, fazendo com que não só crianças, mas adultos, fiquem engasgados. A principal recomendação é de os pais separem a polpa da semente antes de dar para as crianças consumirem o fruto.

OUTROS CASOS

Em 2014 um menino de 3 anos morreu após se engasgar com uma semente de lichia em uma propriedade rural de Jacinto Machado, no Sul de Santa Catarina. Rafael Darolt Vieira estava no sítio da família para comemorar o Natal com a mãe, a bisavó e os dois irmãos.

De acordo com a reportagem da RBS TV, os familiares contaram que a bisavó e a mãe de Rafael estavam próximas de um pé de lichia e ofereceram a fruta para as crianças. O menino teria ingerido o produto inteiro sem esperar que a mãe descascasse e engasgou com a semente. O Corpo de Bombeiros de Turvo foi chamado e a família tentou prestar os primeiros socorros à criança.

No hospital, as vias aéreas do menino foram desobstruídas, mas Rafael não resistiu e morreu momentos depois de receber atendimento.

Em 2013 uma criança de apenas um mês morreu  em Joaquim Távora (53km ao sul de Jacarezinho), ao se engasgar com uma semente de lichia.

Uma tia teria dado um pedaço da polpa da fruta ao bebê, que havia acabado de completar 30 dias. Quando a asfixia foi percebida pela família, ele foi levado ao Hospital Dr. Lincoln Graça e posteriormente à Santa Casa de Jacarezinho, mas não resistiu e morreu.

 

Deixe sua opinião

Fonte:
Anunciante