CONECTE CONOSCO

Boa ação

Conheça o passo a passo para a doação de medula óssea

Doador só é acionado quando aparecer um paciente compatível. Informações são enviadas para o Redome

Publicado em



O medo do transplante e a falta de informação são os maiores obstáculos para a vida de quem está lutando a favor dela, contra a leucemia, por exemplo.

O que poucos sabem, no entanto, é que os primeiros passos são simples, fáceis e indolores. Pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitante, podem fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Como se cadastrar
Com um documento com foto em mãos, vá até o hemocentro mais próximo e diga que quer ser doador de medula óssea.

Após preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, será retirada uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador.

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, são enviadas para o registro do Redome. A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

Compatibilidade
O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso, é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade, novos testes são feitos.

Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se ele realmente deseja fazer a doação.

De acordo com o responsável pelos transplantes no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), Gustavo Bettarello, na maioria dos casos, a doação é realizada em procedimento ambulatorial, por meio da chamada coleta por aférese. “O doador vai tendo suas células retiradas sem anestesia, sem dor, sem absolutamente nada”, ressaltou.

Métodos
Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias para aumentar o número de células-tronco no sangue. Elas são as mais importantes para o transplante de medula óssea. Após o período, ocorre a coleta do sangue e a separação das células-tronco.

Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia. Os doadores retornam às suas atividades habituais após uma semana da doação. A medula óssea se recompõe em apenas 15 dias.

A outra opção é feita em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. Neste procedimento, a medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, com duração de 90 minutos. Nos primeiros três dias, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Indicação de transplante
O transplante de medula é indicado em casos de doenças do sangue como a anemia aplástica grave, outras anemias adquiridas ou congênitas, e na maioria dos tipos de leucemias (câncer de sangue), como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfoide aguda. O procedimento pode ser indicado ainda para o tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte: Fonte: Portal Brasil
Anunciante

Cenas de um Crime

Câmera filma ladrões que roubaram joalheria em shopping de Araçatuba; assista

Publicado em

Os dois assaltantes que invadiram um shopping de Araçatuba estão sendo procurados (Reprodução de Vídeo)

Câmeras do circuito interno de segurança registraram a entrada e saída de dois ladrões que assaltaram uma joalheria no Shopping Praça Nova, em Araçatuba, nesta quarta-feira (19).

As imagens estão com a polícia, que trabalha para identificar os criminosos. Veja os vídeos abaixo.

Com uma arma de fogo, possivelmente um revólver, os bandidos renderam uma funcionária, a dona do estabelecimento e um representante comercial.

Os assaltantes ameaçaram as vítimas de morte e roubaram várias peças da joalheria. Eles fugiram do shopping correndo a pé.

Por meio de um dos vídeos, é possível notar que os criminosos pularam um alambrado para sair do estacionamento do shopping, que fica no bairro Guanabara, ao lado da rodovia Marechal Rondon (SP-300).

DENÚNCIA

Qualquer informação sobre os envolvidos no assalto pode ser passada à polícia por meio dos telefones 190 e 197. O denunciante não precisa se identificar.

O vídeo abaixo mostra os dois ladrões entrando no shopping e saída da joalheira após o assalto:

Em outro vídeo, a câmera registra a fuga dos bandidos pelo pátio do shopping até o alambrado:

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

acompanhamento policial

VÍDEO: Motoqueiro sem CNH tenta fugir da PM e acaba detido pela Rocam em Araçatuba; assista

Publicado em

Casal de moto foi interceptado pela Rocam na Rua Vasco da Gama (Reprodução de Vídeo)

Um motoqueiro tentou fugir da Polícia Militar, mas acabou com a moto apreendida após ser interceptado pela Rocam, na noite desta segunda-feira (17), em Araçatuba. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio de um guincho da cidade.

O condutor, que não tem carteira de habilitação, participava de um ‘rolezinho’ (quando motoqueiros se reúnem para andar juntos executando manobras radicais). Ele estava com a esposa na garupa.

Durante patrulhamento, uma viatura do policiamento identificou a moto passando por sinal vermelho. O início do acompanhamento ocorreu nas proximidades da Avenida Brasília.

Durante a tentativa de fuga, o motoqueiro passou por moto-viaturas da Rocam. Ao notar que o condutor estava sendo seguido por um carro da PM, os patrulheiros da Rocam passaram a acompanhar a moto. A ação foi filmada e o vídeo pode ser visto logo abaixo.

Pelas imagens, é possível notar que o condutor da moto passa em outro semáforo vermelho e atravessa vias preferenciais, colocando pedestres e outros condutores em risco.

A abordagem ocorreu na Rua Vasco da Gama, bairro Jussara. O condutor da moto disse que fugiu por estar sem habilitação.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

Urgente

Acusado de abusar de menino especial é agredido pela população e acaba preso em Araçatuba

Assista entrevista com o acusado e com policial militar

Publicado em

Momento em que o acusado chegou com a PM à delegacia, em Araçatuba (Foto: Silvio Romero/ Araçatuba Acontece)

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar acusado de abusar sexualmente de um menino de 15 anos, na noite desta segunda-feira (17), em Araçatuba.

A vítima, portadora de necessidades especiais, passaria por exame de corpo de delito na madrugada de hoje (18).

O acusado foi agredido por populares e escapou por pouco de um linchamento. Preso pela PM, o suspeito, com ferimentos na cabeça e nas costelas, foi levado ao pronto-socorro municipal e apresentado no plantão policial.

A Polícia Militar recebeu ligações informando que um homem estaria sendo agredido por populares na Rua Clarismundo de Mello, bairro Boa Vista, após ser flagrado abusando de um adolescente especial.

Os PMs, cabo Gleyson e soldado Ravanhani, apuraram que o acusado havia escapado da população e estaria pelo bairro. O indiciado foi localizado e preso em um terreno baldio na Rua Clibas de Almeida Prado.

Com antecedentes criminais por furto e porte de arma, o acusado, identificado pelas iniciais A.A.P., negou o crime ao chegar à delegacia.

Mas, diante das evidências, ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. O caso continua sendo investigado.

Assista entrevista com o acusado e com policial militar:

Por Silvio Romero/ Araçatuba Acontece

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
85