CONECTE CONOSCO

Boa ação

Conheça o passo a passo para a doação de medula óssea

Doador só é acionado quando aparecer um paciente compatível. Informações são enviadas para o Redome

Publicado em



O medo do transplante e a falta de informação são os maiores obstáculos para a vida de quem está lutando a favor dela, contra a leucemia, por exemplo.

O que poucos sabem, no entanto, é que os primeiros passos são simples, fáceis e indolores. Pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitante, podem fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Como se cadastrar
Com um documento com foto em mãos, vá até o hemocentro mais próximo e diga que quer ser doador de medula óssea.

Após preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, será retirada uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador.

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, são enviadas para o registro do Redome. A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

Compatibilidade
O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso, é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade, novos testes são feitos.

Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se ele realmente deseja fazer a doação.

De acordo com o responsável pelos transplantes no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), Gustavo Bettarello, na maioria dos casos, a doação é realizada em procedimento ambulatorial, por meio da chamada coleta por aférese. “O doador vai tendo suas células retiradas sem anestesia, sem dor, sem absolutamente nada”, ressaltou.

Métodos
Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias para aumentar o número de células-tronco no sangue. Elas são as mais importantes para o transplante de medula óssea. Após o período, ocorre a coleta do sangue e a separação das células-tronco.

Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia. Os doadores retornam às suas atividades habituais após uma semana da doação. A medula óssea se recompõe em apenas 15 dias.

A outra opção é feita em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. Neste procedimento, a medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, com duração de 90 minutos. Nos primeiros três dias, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Indicação de transplante
O transplante de medula é indicado em casos de doenças do sangue como a anemia aplástica grave, outras anemias adquiridas ou congênitas, e na maioria dos tipos de leucemias (câncer de sangue), como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfoide aguda. O procedimento pode ser indicado ainda para o tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
Fonte:
Fonte: Portal Brasil
Anunciante

7 mortos

Vídeo mostra responsáveis pela obra deixando prédio em Fortaleza

Publicado em

Novo vídeo divulgado neste sábado (19) mostra os responsáveis pela obra no edifício Andrea, em Fortaleza, deixando o prédio logo após o desabamento, ocorrido na última terça-feira (15).

Nas imagens, o engenheiro, identificado como Carlos, sai do local em meio a uma nuvem de poeira enquanto fala ao telefone e leva as mãos à cabeça. As informações são do G1.

A tragédia, em Dionísio Torres, bairro nobre de Fortaleza, deixou sete pessoas mortas, e outras duas seguem desaparecidas. Equipes de resgate continuam os trabalhos neste sábado para tentar localizá-las.

Nessa sexta-feira, o Corpo de Bombeiros do estado confirmou a morte da sétima vítima, identificada como Vicente de Paula Menezes, 86 anos. Ele era casado com Izaura Marques Menezes, 81, e pai de Rosane, 55. As duas morreram no desabamento.

Irregular
Segundo informações repassadas pela Prefeitura de Fortaleza, a estrutura foi construída de maneira irregular. O edifício Andrea não constava nos registros oficiais da administração municipal. Até 1977, havia uma casa no lugar.

Os moradores informaram, após o desabamento, que o prédio estava em obras. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) confirmou ter sido notificado de que o edifício passaria por manutenção.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO

Urgente

VÍDEO: Grave acidente deixa motociclista ferido em Araçatuba

Publicado em

Motocicleta ficou bastante danificada (Foto: leitor por WhatsApp)

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (17) na Rua do Fico, em Araçatuba.

Imagens do circuito de segurança de uma loja mostra o momento da batida entre uma motocicleta e um carro.

O motociclista trafegava pela Rua do Fico e bateu de frente com o veículo, um Citroën que saiu da Rua Cesário Mota, bairro Santana.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado.  passou por cima do veículo e caiu violentamente no asfalto. Ele foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o pronto socorro da Santa Casa de Araçatuba.

Nome e idade do conduto da moto ainda não foram divulgados. O motorista do carro não sofreu ferimentos graves. A ocorrência está em andamento. Os dois veículos ficaram bastante danificados.

Veja o momento da batida:

Veja vídeo do local do acidente (Reprodução/ WhatsApp)

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
CONTINUE LENDO
error: Conteúdo protegido. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
82