O mercado da moda é muito amplo e diversificado e caminha para um movimento de ser cada vez mais fragmentado, de nichos e modelos específicos. Nesse contexto,ainda existem as grandes tendências, que são basicamente no uso das novas tecnologias para melhorar toda relação funcional e estética, do que as pessoas vestem, atreladas aos novos comportamentos. Assim o diretor de novos negócios do IED Cried, Fabiano Pereira, descreveu o cenário da moda no encerramento do “Projeto Moda e cultura – conhecimento sem fronteiras”, nesta quinta-feira (10).
Após três dias de workshop com reflexões profundas sobre a maneira de Birigui desenvolver produtos, os 23 participantes apresentaram suas reflexões, conclusões e desafios para o futuro. O evento aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi).
Pereira explica que os profissionais e empresários conseguiram projetar alguns valores e algumas dimensões criativas que serão importantes para a região no futuro e desenharam um plano sobre como conseguir isso, para diferentes públicos e fazer com que o polo assuma uma nova realidade daqui dois ou três anos. “Resultado desse trabalho é que o grupo saiu dele muito mais preparado para observar as transformações do mundo e conseguir decodificar ou conectar o real que existe aqui com o movimento global. Como próximos passos, acho que tem uma questão sempre importante, que talvez inspire um próximo, a sustentabilidade. O tema é bastante importante e sem dúvida vai merecer atenção para um projeto específico na região, para aproximar ainda mais essa realidade da realidade global”, disse ele.
NOVOS PARADIGMAS
A especialista em identidade cultural que atuou como consultora de criatividade na capacitação, Alexandra de Lima Fávero, explica a importância dos três dias voltados para refletir sobre a realidade atual e idealizar o futuro.
“Primeiro trazer uma reflexão e fazer as pessoas, mais do que só terem acesso à conteúdo, sentirem o que é essa nova vida criativa, para lidar com esse mundo novo. Qual a reflexão que elas precisam ter e como elas podem se ver, essa é a vivência que eles levam, para aplicar no dia a dia. Foi um conteúdo muito prático, que visou criar uma sensibilização para transformação comportamental”, diz Alexandra. O workshop começou na terça-feira (8/5), no segundo dia houve uma oficina criativa, com atividades práticas junto aos atendidos do Instituto Pró-Criança.
“A atividade com o público infantil foi incrível e arrebatadora, levou os adultos para um outro estágio ou talvez desconstruiu o estágio em que eles estavam, para se reconectarem com esse potencial criativo, que a gente vai perdendo ao longo da vida. Porque vamos fazendo as coisas de modo muito linear, muito processual e as crianças trazem esse olhar da liberdade de ser para poder criar”, descreveu a profissional.
Ela também explica que para se falar de cultura e moda é preciso entender qual a identidade que se quer criar. Para isso é necessário entender qual o significado. “Qual o significado que eu trago para construir uma nova cultura ou identidade?”, orientou.
OBJETIVO ALCANÇADO
Para Neusa Rosa Nunes, assessora pedagógica da Universidade Corporativa do Sinbi (Unisinbi) o projeto alcançou o objetivo proposto. “A gente participa de forma bastante contundente na realização e escolha de projetos, na pesquisa para saber qual o melhor tema, acompanhamos o desenvolvimento e fazemos uma análise e relatório para construir a história da Unisinbi. Foi muito surpreendente, tivemos momentos de muita reflexão, de observar que o mundo está mudando, as pessoas querem opinar, se sentirem satisfeitas com o produto que vão adquirir. Fico feliz porque desde a origem da Unisinbi, nos dedicamos para oferecer cursos voltados ao interesse dos colaboradores, empresários e outros que contribuam para o polo calçadista” analisou Neusa.
A estilista da Pé com Pé e participante do workshop Rosane Barbon Francisquini Tolomei, compartilha seu encantamento com a atividade prática. “Foi muito interessante com as crianças, fizemos um trabalho sentindo como elas realmente enxergam esse futuro, elas ensinaram muita coisa pra gente. Saber como elas enxergam, o que gostam é tudo que precisamos para chegar num produto final. Fizemos um calçado com brilho, as meninas gostam muito”, disse Rosane.
Ao final das apresentações aconteceu um sorteio de uma bolsa de estudos para um curso livre do IED Cried, a ganhadora foi Sheila Marques de Mendonça, da empresa Pequito Calçados.
O “Projeto moda e cultura – conhecimento sem fronteiras” foi uma realização do Instituto Pró-Criança, braço-social do Sinbi, por meio do Proac ICMS, modalidade do Programa de Ação Cultural Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.Para que esse projeto pudesse se tornar realidade, ele contou com o direcionamento do ICMS das seguintes empresas: Adrun, La Femme, Pé com Pé, Sameka, Mimopé, Pitchos, Duck Meias e Grugui. O Sinbi e Universidade Corporativa do Sinbi (Unisinbi) foram apoiadores.