A Monte Azul Ambiental inicia nesta quinta-feira (8/3) a operação de coleta domiciliar e de recicláveis com toda a frota renovada. A empresa expõe parte dos 12 novos caminhões zero quilômetro, que passam a integrar a frota.
O lote faz parte da renovação total da frota de veículos e equipamentos necessários à execução dos serviços de coleta domiciliar e seletiva, coleta de pilhas, lâmpadas e baterias, além da operações no Aterro Sanitário Municipal. Esses serviços foram contratados pela Prefeitura de Araçatuba no final de outubro de 2017.
Pelo contrato, a Monte Azul Ambiental teria 180 dias de prazo para renovar 100% de sua frota. No entanto, a empresa conseguiu agilizar o prazo de entrega junto aos fabricantes e a renovação da frota ocorreu 60 dias antes do previsto.
Foram investidos R$6,5 milhões na compra de caminhões e equipamentos necessários à execução dos serviços contratados pela Prefeitura de Araçatuba. O investimento foi dimensionado pela Monte Azul Ambiental para oferecer à cidade uma frota com autonomia técnica para atender a população nos próximos 5 anos.
Os caminhões possuem a mais recente tecnologia do setor, como maior capacidade volumétrica e dispositivos que oferecem mais segurança para os profissionais que trabalham na execução dos serviços de coleta.
Ecologicamente corretos, os veículos são dotados de motores desenvolvidos para redução na emissão de gases poluentes e um sistema que impede vazamentos de chorume durante a coleta e transporte do lixo doméstico pelas ruas da cidade. Chorume é o liquido poluente proveniente da decomposição do material orgânico coletado.
Mais cargas, menos viagens
A pontualidade das coletas será um dos avanços que a nova frota vai proporcionar à população. Graças à tecnologia de ponta, os caminhões que realizam a coleta de resíduos domiciliares têm mais poder de impacto para prensar e acomodar os resíduos sólidos coletados, aumentando em 20% a autonomia de armazenamento e transporte das cargas.
A nova frota de caminhões é equipada pelo sistema de GPS que a Monte Azul Ambiental já utiliza para coletar informações para roteirizar a produtividade e a qualidade dos serviços. O sistema de monitoramento é realizado via satélite e mostra em tempo real onde estão os caminhões da frota que realizam as coletas domiciliar e seletiva.
Essas informações possibilitam à empresa apurar se as queixas registradas pelos canais disponibilizados à população são procedentes ou não. Caso afirmativo, o atendimento ocorre no menor prazo possível
Mais espaço para a seletiva
A tecnologia para acomodação de cargas também será novidade na coleta seletiva. Totalmente personalizados com as cores que simbolizam a reciclagem, os três caminhões adquiridos pela Monte Azul Ambiental deverão aumentar entre 40% e 50% a capacidade de coleta, atingindo 100 % da área urbana do município.
A nova dinâmica nos caminhões da coleta seletiva possibilitará que sejam coletados e enviados mais resíduos às entidades que separam e vendem os materiais recicláveis, possibilitando uma distribuição ainda maior do valor arrecadado entre os cooperados. Além disso, a coleta ganhará agilidade e pontualidade.
O serviço de coleta seletiva que na gestão do prefeito Dilador Borges (PSDB) foi ampliado para 100% do perímetro urbano de Araçatuba, já registra aumento significativo. Passou de 120 toneladas para 200 toneladas/mês. Mas, de acordo com os técnicos da Monte Azul Ambiental, com o engajamento da população o segmento tem potencial para um crescimento ainda maior desses números.
Neste sentido, empresa tem realizado campanhas educativas através dos agentes de coleta. Panfletos são distribuídos de porta em porta com orientações sobre os dias e horários de coleta e a importância da separação dos recicláveis do lixo doméstico. Dentre as vantagens estão a geração de renda para as dezenas de famílias associadas às entidades beneficiadas com os materiais coletados.
O aumento da separação dos recicláveis, também repercutirá no bolso da população. Livre do forte impacto que toda matéria não orgânica produz, o Aterro Sanitário Municipal terá mais tempo de vida útil e evitará que a cidade precise recorrer às alternativas para destinação final do lixo que encarecem o valor desse serviço e consequentemente o valor das taxas lançadas no IPTU.
Ecopontos para descarte da linha branca
A destinação final correta de pilhas, baterias, eletrônicos e lâmpadas, outro avanço possibilitado pelo novo contrato entre a Prefeitura de Araçatuba e a Monte Azul Ambiental, terá uma nova logística inédita na cidade para coleta e transporte. Um caminhão personalizado integrará a frota da empresa e realizará a coleta destes resíduos entregues pela população.
O veículo recolherá os materiais que serão descartados em pontos que a Prefeitura vai instalar estrategicamente em várias áreas da cidade. Nesses locais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade vai disponibilizar recipientes para que a população faça o descarte. Esses materiais não podem ser misturados ao lixo comum, pois possuem dentre seus componentes materiais pesados que poluem o meio ambiente. A Monte Azul fará a coleta e a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos.
Inicialmente, a Prefeitura de Araçatuba vai implantar doispontos para a população descartar esses itens: EcoPontoLago Azul ( à Rua José Guerra, 637) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( à Av. Alcides Fagundes Chagas,222)