Reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, a técnica de acupuntura é um método terapêutico originada na China que utiliza a inserção de agulhas em pontos estratégicos na superfície corporal, para melhorar a função dos órgãos, vísceras, glândulas, diminuir ou eliminar a dor.
Esta técnica é utilizada em pacientes com neoplasia (câncer), com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais causados pelo tratamento (pós-operatório, quimioterapia e radioterapia). Alguns estudos publicados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram a eficácia desta técnica.
Há três meses, o Centro de Oncologia do Hospital Unimed Birigui adotou o método com os pacientes em tratamento, e os resultados foram muito positivos.
Para Leandro Rodrigues dos Santos, enfermeiro do Hospital Unimed Birigui e pós-graduado em Acupuntura, a técnica é um complemento eficaz para o tratamento, não por ajudar na cura da doença, mas sim por proporcionar bem estar, uma vez que a quimioterapia provoca efeitos colaterais que podem debilitar o paciente.
BENEFÍCIOS
Para a paciente Elaine Chrisostomo Mendes, de 41 anos, que faz tratamento de um câncer de intestino desde dezembro de 2015, as sete sessões de acupuntura melhoraram sua rotina, antes bem debilitada por causa da quimioterapia.
“Chegou a um ponto que parei de cozinhar, pois não tinha mais paladar. Após a acupuntura, voltei aos poucos a sentir o gosto da comida. Hoje, já estou cozinhando novamente”, relata a paciente.
Elaine aponta outro benefício obtido com a acupuntura. Antes, a sensação de dormência e formigamentos nas mãos e pés são frequentes para os pacientes em quimioterapia.
Para a paciente Elaine, além desses sintomas, ela também desenvolveu uma alergia de pele muito forte no rosto. “A acupuntura fez com que eu dispensasse o uso de pomadas para a alergia e a sensibilidade das mãos voltou. Não conseguia colocar brincos nas orelhas, hoje já coloco” finaliza Elaine.
A paciente Vilma Jesus de Oliveira Masson, de 70 anos, também relata benefícios, após realizar sessões de acupuntura. Ela trata de um câncer nos ossos e pulmão há quatro anos.
“Eu tinha muita dor no estômago, nas pernas, nos braços e cabeça, usava muitos remédios para controlar essas dores, com a acupuntura não sinto mais dores e dispensei o uso dos remédios. Além de me sentir mais relaxada”, afirma Vilma.
Outro relato positivo é da paciente Dolores Salmeirão Brambila, de 74 anos. Ela iniciou o tratamento de um câncer de mama há seis meses. Nesse período fez oito sessões de quimioterapia.
“Tinha muita tremedeira e formigamento nas mãos e intestino preso, a acupuntura foi excelente para melhor esses sintomas, além de me sentir mais disposta”, diz Dolores.