Oi, o que você está procurando?

Música

Orquestra de Berimbaus se apresenta no Sesc Birigui nesta quinta

Grupo paulistano coordenado pelo Mestre Dinho Nascimento é modelo de inclusão social; outras atividades envolvendo o universo da capoeira também estão programadas para este mês

A cultura da capoeira será celebrada em diversas atividades no mês de fevereiro no Sesc Birigui. A primeira atração do mês é a aula aberta Capoeira com Orquestra de Berimbaus, uma vivência de capoeira com apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, de São Paulo, nesta quinta, dia 1º, às 19h, no Teatro da instituição. A entrada é gratuita e a atividade integra a programação do Sesc Verão.

O grupo é um modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza a capoeira enquanto manifestação e patrimônio cultural brasileiro, caracterizado pela interpretação própria e singular de ritmos brasileiros, como o samba de roda, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos arrojados de Mestre Dinho Nascimento.

Criada em 2007, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene é formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade e, além de valorizar os fundamentos da capoeira, tem uma proposta musical, tanto na interpretação dos toques tradicionais, quanto na escolha do repertório que inclui ritmos de outras manifestações populares.

Os berimbaus são afinados e agrupados em naipes, vozes entoam os versos e há utilização de outros instrumentos, como o guimbarde ou trump (berimbau de boca), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, kalimba e n’tama (talk-drums).

Além da orquestra, as outras atividades relacionadas a capoeira neste mês são: Luta, Brasil!: Capoeira, com Peterson (Petty), de 8 a 22, às quintas, das 19h às 20h30; CriançAngola, no dia 17, das 15h30 às 17h30, com Guga Cacilhas, professor de Capoeira Angola; e Confecção de berimbaus, com Ednilson Victorino (Treinel Molejo), nos dias 24 e 25, sábado e domingo, das 10h às 13h. A participação em todas elas é gratuita.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!