Comemoração da Semana da Conservação do Solo faz parte do calendário de atividades ambientais do município
Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, a Prefeitura de Penápolis programou diversas atividades educativas. O evento é realizado em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e o CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).
Hoje (11), serão realizadas atividade de campo com a participação das escolas Emef Mário Sabino e Emef Casa da Amizade. Os estudantes acompanharão a equipe do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado na realização dos trabalhos de manejo de solo, para conhecer como são feitas as curvas de nível, bacias coletoras e demais cuidados com o solo no Bairro Araponga.
Já no dia 17, a arquiteta Mariana Covolan Bachiega e o biólogo João Covolan Bachiega, ambos com atuação em Agrofloresta, ministrarão a palestra “Solo e atividades de Agrofloresta”. As palestras serão realizadas às 08h30 e 14h, na sede do CEA (Centro de Educação Ambiental), localizada na rua Altino Vaz de Mello, 3200 – Vila Santa Terezinha. O evento é aberto ao público e todos estão convidados.
Já confirmaram a presença na palestras as Escolas João Teixeira Sampaio, Dr. Carlos Sampaio Filho, Ester Eunice e Luíza Maria Bernardes Nory.
No dia 19, das 08h às 11h, será realizada uma ação ambiental denominada de “Conscientização Ambiental” no bairro Sílvia Covas. Nesta ação serão coletados resíduos depositados irregularmente, além de orientação da população com entrega de panfletos informativos. Esta atividade será realizada em parceria com o Serviço Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.
A comemoração da Semana da Conservação do Solo faz parte do calendário de atividades ambientais do município. Segundo o presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio, a prática de conservar o solo e as formas de utilização da terra tem impacto direto na qualidade dos recursos hídricos, por isso a importância de comemorar esta data.
De acordo com o coordenador do CIRL, Silvano Tervedo Nogueira, o trabalho desenvolvido junto aos proprietários rurais é fundamental para o êxito do programa conservacionista do solo, sendo que os subsídios das horas-máquinas possibilitam que seja acessível aos proprietários rurais a realização do manejo do solo.
“O trabalho desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado é importante para recuperação e conservação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, sendo que os reflexos do trabalho desenvolvido há anos que contribui na melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento hídrico de Penápolis”, conclui o coordenador.