Oi, o que você está procurando?

Tamiko e Jamil representam região em assembleia da Federação Nipo-Brasileira da Noroeste

Contando com 34 associações de Bauru a Três Lagoas, a reunião teve a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae

Foi realizada na manhã desse domingo (12), a 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, na cidade de Araçatuba.

Contando com 34 associações de Bauru a Três Lagoas, a reunião teve a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, além de representantes da Sociedade Brasileira de Cultura, dos vice-presidentes Dr. Roberto Nishio e Tomio Katuragawa, e do presidente da Federação, Shinichi Yassunaga.

A abertura do encontro contou também com a presença do prefeito anfitrião, Dilador Borges, e a mesa foi composta pela prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, pelo prefeito de Guaraçaí, Nelson  Tanaka, pelo vice-prefeito de Pereira Barreto, Paulo  Yamamoto, pelo assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, entre outras autoridades. Ainda participaram o vereador Makoto Izumi e o vereador licenciado e atual secretário de Governo, Márcio Arai.

Durante a assembleia foi discutida na ordem do dia o relatório financeiro e prestação de contas de 2016 e o planejamento das atividades de 2017. O encontro contou ainda com uma palestra do Cônsul Takahiro.

Outro ponto alto do encontro foi a discussão sobre a comemoração dos 110 anos, sendo que a região noroeste do estado é considerada o berço da imigração brasileira. Na oportunidade foi feita a gestão ao Cônsul para a vinda do imperador do Japão para a região durante as comemorações.

Na assembleia foi colocado em pauta e aprovado para integrar o conselho deliberativo da Federação os nomes de Jamil e de Masao Shirozaki. O ex-prefeito Jamil já foi presidente da AACEA (Associação Assistencial Cultural e Esportiva de Andradina), e ocupou o cargo de vice-presidente da Federação e presidente da 3ª Região, antes de se tornar prefeito de Andradina.

“Agradeço a comunidade nipo-brasileira ao me colocar como conselheiro permanente. É mais uma oportunidade de participar de maneira bastante ativa e dar continuidade aos passos a serem dados para da colônia no desenvolvimento regional”, comentou Jamil destacando o momento de grande participação japonesa na política e nos diversos setores.

A prefeita Tamiko ressaltou a importância de manter a tradição e a cultura nipônica. “As características japonesas, como honestidade, moral, dedicação e empenho são muito importantes para nossa sociedade”, explica Tamiko comentando da relevância da participação das mulheres nikkei na comunidade.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!