Oi, o que você está procurando?

Concluída nova etapa do programa Cidades Digitais

Desde 2012, Penápolis está inscrita nesta iniciativa e vem executando os processos necessários para a viabilização dos acessos em rede

Interligar postos de saúde, escolas e secretarias municipais. Esta é a proposta do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom). Desde 2012 Penápolis está inscrita nesta iniciativa e vem executando os processos necessários para a viabilização dos acessos em rede. À época, Penápolis foi escolhida entre as 80 cidades de todo Brasil e apenas oito do Estado de São Paulo para receber o projeto piloto. Cerca de R$ 750 mil do Governo Federal já foram investidos para essa iniciativa.

Inicialmente, o projeto do Governo Federal prevê interligar 18 pontos do governo (secretarias municipais, postos de saúde, escolas) e outros três com distribuição de sinal de internet sem fio.

No caso de sinal de internet sem fio, o serviço já está disponível na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, no Terminal Rodoviário e no pátio do Pronto Socorro Municipal.

Já com relação à ligação em rede dos serviços, ainda faltam alguns ajustes técnicos para que o acesso seja liberado, numa próxima etapa.

Nos últimos anos foram sendo instalados 13,2 quilômetros de fibra óptica na cidade. Segundo o analista de sistemas responsável pelo projeto na Prefeitura, César Alencar Assumpção, uma série de aspectos teve de ser analisada para viabilizar a implantação da rede.

“O processo acabou sendo um pouco demorado, pois foi necessário aguardar a avaliação do projeto e a autorização pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, já que temos duas travessias da linha férrea para passar com os cabos”, recordou.

“Depois da emissão da autorização, tivemos que formalizar o processo de aprovação junto à CPFL, já que se faz necessário o uso dos postes para passagem da fibra óptica”, acrescentou César.

A construção da rede vendo sendo o primeiro passo para modernizar a administração pública de Penápolis. Com o projeto, a prefeitura espera melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos, aumentar a segurança e promover diminuição de custos com telefonia.

A execução dos trabalhos de instalação dos cabos foi realizada pela equipe técnica da empresa PETCOM – Eletrônica e Telecomunicações.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!