O distrito de Major Prado, em Santo Antônio do Aracanguá, celebra 98 anos de história com uma programação que reúne cultura, música, religiosidade e tradições da comunidade. As atividades ocorrem ao longo do mês de outubro e integram a Festa da Padroeira, organizada pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal.
A programação começou no dia 3 de outubro, com apresentação de Willians Ribeiro. A tradicional quermesse da comunidade também faz parte das festividades, com venda de frango assado, bebidas e porções durante as noites de comemoração.
Nesta sexta-feira (10), a programação terá uma agenda especial. Durante a manhã, estudantes do distrito participarão de apresentações culturais em homenagem aos 98 anos de Major Prado. À noite, Ney Francis se apresenta na barraca da festa e, a partir das 23h, a praça recebe o show da banda Uscara & Ela, dentro da programação promovida pela Prefeitura.
As atrações musicais continuam no dia 17 de outubro, com apresentação de Paulo Maya. No dia 24, a programação será encerrada com o tradicional Leilão de Gado, seguido pelo show de Vitor Lima.
Programação religiosa
Além das atrações culturais e musicais, a comunidade realiza uma série de celebrações religiosas em preparação para o dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.
As atividades religiosas começaram no dia 3, com a abertura das festividades e a bênção da festa pelo padre Abílio. No dia seguinte, o sacerdote celebrou a Missa de Abertura da Semana Missionária. A programação também incluiu o Terço Luminoso e visitas missionárias às residências do distrito.
Outro destaque é a Tenda Mariana, instalada no quiosque da praça.
Nesta quinta-feira (8), haverá missa celebrada pelo padre Igor Kawakame, de Fernandópolis. A celebração terá como tema “A vida de Maria, a aparição de Nossa Senhora e a história da imagem da santa em Major Prado”.
Na sexta-feira (9), começa o tríduo em louvor a Nossa Senhora Aparecida, com celebração marcada para as 19h30, organizada pela comunidade de Major Prado e presidida pelo padre Abílio.
No sábado (10), às 18h, a celebração será preparada pela Comunidade Senhor Bom Jesus, de Vicentinópolis. No domingo (11), também às 18h, será a vez da Comunidade Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo, de Santo Antônio do Aracanguá.
Após a missa de domingo, está prevista uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Igreja Matriz de Aracanguá.
Procissão marca o Dia da Padroeira
No feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, será realizada a tradicional procissão. A caminhada sairá da sede do município em direção a Major Prado.
Na chegada ao distrito, haverá a Missa da Padroeira, na praça, reunindo participantes das diferentes comunidades de Santo Antônio do Aracanguá.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Turismo, Cultura e Comunicação, Felipe Cordeiro, a programação busca valorizar a história e as manifestações culturais de Major Prado.
As comemorações seguem até o dia 24 de outubro, quando o Leilão de Gado e a apresentação de Vitor Lima encerram a agenda festiva pelos 98 anos do distrito.

