Ao contrário da informação afirmada nesta quinta-feira (12) pela assessoria de imprensa da Santa Casa, que negava eleição para troca da diretoria, na manhã desta sexta-feira foi realizada reunião ordinária que elegeu novo provedor, vice demais integrantes da nova diretoria.
Nesta quinta-feira o RP10 recebeu informação de médicos que atuam na instituição de que haveria essa eleição e ninguém estava sabendo, o que causaria preocupação no grupo pelo fato da não divulgação. Inclusive o nome citado pelas fontes antecipadamente foi o do provedor eleito nesta sexta-feira (13), o advogado Everton Henrique dos Santos Silva, que já foi assessor parlamentar na Câmara dos Vereadores de Araçatuba no gabinete do vereador Luís Boatto.
Com base nas informações recebidas, ainda nesta quinta-feira a reportagem do RP10 questionou a assessoria de imprensa da Santa Casa sobre a possível eleição que iria acontecer nesta sexta-feira, onde estava certa a escolha do novo provedor. No entanto, a assessoria respondeu, por meio de um áudio, que “Não vai acontecer nada disso. É uma reunião para ajuste de situações internas administrativas, não tem nada disso. É uma reunião normal do conselho com a diretoria para avaliação e agora a gente tem a situação da RJ (Recuperação Judicial) e toda uma situação. Não tem nada de eleição”.
Já na manhã desta sexta-feira a mesma assessoria que negou que haveria eleição, enviou a seguinte nota à imprensa:
Santa Casa de Araçatuba elege nova Diretoria Executiva com foco em transparência, eficiência e diálogo institucional
Em reunião ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (13), o Conselho de Administração da Santa Casa de Araçatuba elegeu e empossou sua nova Diretoria Executiva para o próximo mandato.
Foram escolhidos para compor a nova gestão:
- * Everton Henrique Dos Santos Silva (Provedor)
- * Juliano César Tonon (Vice-Provedor)
- * Alderney Galetti (Secretário)
- * Felippe Sakamoto de Miranda (Tesoureiro)
- * Gabriela Silva (Procuradora Jurídica)
Ao assumir pela primeira vez a função de provedor, Dr. Everton Santos enfatizou que a eleição transcorreu de forma tranquila e simbólica de uma transição pautada na continuidade administrativa. “Agradecemos aos integrantes da diretoria anterior pelos relevantes serviços prestados, conscientes de que muitos projetos só não foram concretizados pelas limitações impostas pelas circunstâncias”, reconheceu.
O novo provedor destacou que a gestão que se inicia tem como prioridade oferecer maior segurança jurídica à instituição, ampliar a eficiência dos serviços prestados e fortalecer o vínculo com os entes públicos e parceiros estratégicos. “O DRS é um parceiro estratégico. A Prefeitura de Araçatuba é uma parceira estratégica. Mantemos um canal de interlocução respeitosa e constante com a vice-prefeita Maria Ionice e com o secretário municipal de Saúde, Dr. Daniel, que são lideranças indiscutíveis e fundamentais nesse processo”.
Segundo Dr. Everton Santos, essa articulação institucional (com o Governo do Estado, a Prefeitura de Araçatuba e os demais municípios atendidos) será decisiva para que a nova diretoria enfrente os grandes desafios que se impõem à Santa Casa. “Temos empreendimentos em andamento que precisam ser concluídos e a complexa realidade de uma Recuperação Judicial, que nos exige a criação de fluxo de caixa suficiente para as despesas correntes e, futuramente, para o cumprimento de um eventual plano de recuperação. No melhor dos cenários, será necessário garantir R$ 21 milhões já no primeiro ano para honrar os compromissos com os credores”.
Ao concluir sua fala, Dr. Everton reiterou o compromisso com a ética, a previsibilidade e a transparência:
“Estamos preparados para enfrentar esses desafios de pé. Vamos mostrar à sociedade como pretendemos avançar, com seriedade e responsabilidade. Porque a Saúde é um direito de todos; e todos têm o direito de saber a quem recorrer, quando recorrer e com que segurança contar”.
A nova Diretoria da Santa Casa de Araçatuba assume com o firme propósito de preservar esta instituição quase centenária como patrimônio da comunidade regional. Com diálogo, competência técnica e transparência, reafirma-se o compromisso de prestar uma saúde pública digna e sustentável. Todos os parceiros (públicos, privados e a sociedade civil) estão convidados a caminhar com o hospital neste novo ciclo, certos de que os desafios são grandes, mas a confiança e o trabalho conjunto permitirão superá-los, com fé, seriedade e responsabilidade social.