A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a operação “Copia e Cola”, que tem como alvo um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no município de Sorocaba, no interior de São Paulo. Um dos principais investigados é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente por sua atuação nas redes sociais. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sua residência.
Além do chefe do Executivo municipal, a ação se estendeu à sede da Prefeitura de Sorocaba, à Secretaria Municipal de Saúde, à residência de um ex-secretário de administração e ao diretório do Republicanos na cidade. A operação ocorre com o apoio de mais de 100 agentes federais, que cumprem um total de 28 mandados em 13 cidades paulistas e uma na Bahia (Vitória da Conquista).
A investigação começou em 2022, após indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde em Sorocaba. Os contratos sob suspeita envolvem a execução de ações médicas e operacionais em unidades do município. Entre as irregularidades apontadas, estão a lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
Durante as diligências, os agentes apreenderam valores ainda não contabilizados em dinheiro vivo, armazenado em cofres e caixas de papelão. Também foi recolhido um veículo de luxo da marca Porsche, avaliado em cerca de R$ 700 mil. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região autorizou o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões, além de determinar a suspensão de contratos públicos com a OS investigada.
Os investigados poderão responder por uma série de crimes, conforme sua conduta individual, incluindo corrupção ativa e passiva, peculato, ocultação de capitais, contratação direta ilegal e frustração de processo licitatório. Até o momento, a Polícia Federal não confirmou prisões preventivas, limitando-se às medidas de busca e apreensão.
A Prefeitura de Sorocaba e o prefeito Rodrigo Manga ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a operação.