O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a uma cirurgia neste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado desde sábado (12), após ser transferido de Natal para a capital federal. A informação foi confirmada pelo próprio Bolsonaro em mensagem enviada a parlamentares aliados.
Em seu comunicado, o ex-presidente afirmou: “Domingo, logo mais, às 08h, me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem”.
De acordo com nota divulgada pelo Hospital DF Star, após reavaliação clínica, os médicos identificaram a persistência de um quadro de suboclusão intestinal, mesmo com as medidas iniciais de tratamento. Diante disso, as equipes médicas optaram pela intervenção cirúrgica.
“Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, informou o hospital.
Bolsonaro sofreu um atentado a faca durante campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, e desde então passa por tratamentos e cirurgias devido às sequelas do ferimento. Ainda não há previsão de alta médica.
Acompanhamento político
O ex-presidente recebeu manifestações de apoio de aliados, incluindo o bispo JB Carvalho, citado em sua mensagem. O PL, partido de Bolsonaro, emitiu nota desejando sua rápida recuperação.
O procedimento ocorre em meio a um período de intensa movimentação política do ex-mandatário.