A Polícia Civil de Araçatuba registrou cinco boletins de ocorrência nos últimos dias sobre um novo golpe que vem sendo aplicado na cidade. Nele, os criminosos chegam até os moradores e dizem que tem a entrega de uma caneca pela shopee para fazer naquele endereço. Em seguida, os estelionatários dizem que necessitam de uma foto do rosto do morador para reconhecimento facial no aplicativo da empresa. E é aí que está o golpe.
Com a foto do morador, os golpistas acessam aplicativos bancários das vítimas e realizam empréstimos, transferências e saques de dinheiro. Só na manhã desta quarta-feira (18), duas pessoas procuraram o plantão policial de Araçatuba para registar o golpe da caneca.
A polícia alerta para que a população sempre desconfie de entrega inesperada, sobretudo de produtos que não foram pedidos em qualquer plataforma de venda online. Outro conselho é evitar se deixar fotografar seja em pose frontal ou por meio de selfie.
A própria Shopee mantém em seu site dicas para orientar o consumidor a evitar determinados tipos de golpes. Clique aqui para ter acesso.