A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizará um mutirão em Araçatuba para facilitar a adesão à Campanha de Regularização de Contratos 2024. A iniciativa busca reduzir a inadimplência e auxiliar mutuários com pendências financeiras relacionadas aos financiamentos habitacionais realizados pela Companhia. A campanha é válida até 31 de dezembro.
Na região, 6.091 contratos possuem prestações em atraso. O atendimento especial ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, das 9h às 11h, em quatro pontos da cidade:
- Cras Etemp: Rua Pedro Viola, 184.
- Cras São José: Rua Fundador Paulino Gatto, 900.
- Sede do Fundo Social de Solidariedade: Rua Abramo Gon, 190.
- Centro Comunitário Araçatuba G: Rua Afonso Paula de Souza, 830.
Condições especiais
Durante a campanha, os acordos serão realizados sem cobrança de juros de mora ou multa por atraso. O valor devido poderá ser parcelado até o final do prazo do contrato, sem aplicação de juros remuneratórios. Será exigido pagamento de entrada proporcional ao atraso, seguindo as regras:
- Atrasos de até duas mensalidades: pagamento à vista.
- Três a 24 mensalidades em atraso: entrada de uma prestação (sem acordo prévio) ou duas (com acordo descumprido).
- Mais de 24 mensalidades: entrada de três prestações ou 5% do valor total da dívida, prevalecendo o menor.
Há também a possibilidade de quitação à vista, sem juros ou multa. Após o prazo da campanha, as regras padrão serão retomadas, incluindo cobrança de juros, multa e entrada de 10% sobre o valor da dívida.
Portabilidade e regularização de contratos
Os mutuários poderão transferir seus contratos para as novas condições de financiamento da CDHU. As regras atuais estipulam teto de 20% da renda familiar para parcelas e juros zero para famílias com renda de até cinco salários mínimos.
A campanha também permite a formalização de transferências informais, popularmente conhecidas como “contratos de gaveta”. Os interessados deverão apresentar documentos que comprovem a posse do imóvel.
Como participar
Os mutuários receberão uma carta boleto com a proposta de regularização mais vantajosa. O pagamento do boleto ajusta automaticamente o contrato às novas condições. É possível, ainda, consultar o site da CDHU (cdhu.sp.gov.br/acordoespecial) ou o telefone Alô CDHU (0800 000 2348) para mais informações.
Além disso, interessados podem procurar postos de atendimento na capital e nas gerências regionais. A lista completa está disponível no site oficial da Companhia.