Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), se manifestaram nesta segunda-feira (16) sobre o incidente ocorrido durante o debate na TV Cultura, na noite de domingo (15). Datena agrediu Marçal com uma cadeira, após sentir-se ofendido pelas declarações de seu adversário.
Em nota, Datena admitiu que sua reação foi um erro, mas afirmou que não se arrepende de ter agido daquela forma. “Pablo Marçal demonstrou sua falta de caráter em várias ocasiões e é uma ameaça à cidade de São Paulo. Será detido nas urnas, mas também precisava ser contido com atos. Foi o que eu fiz”, declarou o candidato do PSDB.
Já Pablo Marçal, em uma transmissão ao vivo realizada no Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu atendimento após a agressão, minimizou o ocorrido, dizendo que “foi só um esbarrão”. Ele também informou que fará exames no Instituto Médico Legal (IML) para registro de corpo de delito. “Uma cena deprimente. Vou sair daqui e vou fazer o corpo de delito no IML. Foi só um esbarrão, mas vou seguir com a denúncia”, afirmou o candidato do PRTB. Marçal deixou o hospital no final da manhã de segunda-feira, após ser medicado e passar por exames, incluindo uma tomografia.
A equipe de Marçal havia informado inicialmente que ele sofreu uma fratura na costela, mas não autorizou liberação do boletim médico sobre o estado de saúde do candidato. Em sua live, Marçal falou em “uma fraturazinha na costela e uma correção no dedo”. Após sair do hospital, ele declarou que vai solicitar a cassação do registro da candidatura de Datena.
Boletim de ocorrência por lesão corporal
Na noite de domingo, o advogado de Pablo Marçal registrou um boletim de ocorrência no 78º Distrito Policial (Jardins), acusando Datena de lesão corporal e injúria. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou o registro e informou que o advogado de Marçal foi orientado a formalizar a representação criminal em até seis meses para que a investigação prossiga.
PSDB mantém candidatura de Datena
Apesar do incidente, a campanha de Datena segue sem alterações. José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB e candidato a vice-prefeito na chapa de Datena, declarou à GloboNews que a candidatura está mantida. Aníbal ressaltou que o episódio no debate não mudará a estratégia da campanha, e que não haverá substituição do candidato. No entanto, Datena cancelou sua participação na sabatina do Estadão, prevista para a manhã desta segunda-feira, mas seguiu com sua agenda de campanha, realizando uma caminhada na Zona Norte de São Paulo ao meio-dia.
O incidente
O conflito entre os candidatos começou durante uma rodada de perguntas livres no debate da TV Cultura. Marçal, ao fazer uma pergunta para Datena, provocou o adversário ao questionar sua seriedade na campanha e fazer menções a acusações de assédio contra o apresentador. Datena respondeu acusando Marçal de calúnias e, ao ser provocado novamente, perdeu a paciência e o agrediu com uma cadeira. O debate foi interrompido e, após o incidente, Datena foi expulso do programa, enquanto Marçal saiu para receber atendimento médico.