A Prefeitura de Araçatuba iniciou o processo licitatório para viabilizar o novo Pronto-Socorro Municipal, que irá funcionar no prédio do antigo Hospital da Mulher, no bairro Aviação. A obra de reforma e ampliação do espaço está orçada em R$ 11 milhões.
As propostas das empresas participantes da licitação serão abertas no dia 26 de setembro, para disputa por lances. As obras estão previstas para começar após a homologação do processo licitatório, assinatura do contrato e emissão da Ordem de Serviço.
O cronograma prevê 14 meses para a execução da obra. O novo Pronto-Socorro terá entradas e setores distintos para o Pronto-Socorro Adulto e Atendimento de Emergência, com acesso pela Rua Dona Ida, enquanto que o Pronto Socorro Pediátrico e o Pronto-Socorro Odontológico terá acesso pela Avenida Arthur Ferreira da Costa.
O prédio também terá entradas independentes para os setores de Curativos, Administrativo e de Carga e Descarga de material e insumos, o que, segundo a Prefeitura, irá melhorar todo o fluxo interno de trabalho.
O novo PSM terá assentos de espera para 116 pessoas em geral; 30 assentos para portadores de mobilidade reduzida; 17 assentos para portadores de obesidade e 10 espaços reservados para cadeirantes, além de espaço destinado para macas e cadeiras de rodas, distribuídas nas salas de esperas das recepções, das classificações de risco, dos exames e consultórios medico adulto, pediátrico e odontológico, totalizando 173 lugares.
Consultórios e Leitos
Cada setor terá uma recepção, com espaço para até 12 atendentes. Haverá também 3 salas para classificação de risco no Pronto-Socorro adulto e 02 no Pronto-Socorro Pediátrico. O novo PSM também será contemplado com 6 consultórios médicos no adulto, mais 2 no pediátrico.
No Pronto-Socorro adulto, serão disponibilizados 38 leitos para observação adulta masculino; observação adulta feminino; isolamento psiquiátrico masculino; isolamento psiquiátrico feminino; isolamento respiratório masculino e isolamento respiratório feminino. O setor de emergência terá 09 leitos devidamente equipados, aumentando significativamente sua capacidade de atendimento.
Acessibilidade e Acabamento
Com a reforma, adequação e ampliação, a estrutura do Pronto-Socorro ganhará banheiros e sanitários acessíveis, rampas, corrimões e piso táteis, setor de esterilização equipado, instalações de gases medicinais, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
O prédio também ganhará novo acabamento, com a troca do piso e revestimentos das paredes; as esquadrias serão trocadas e toda a cobertura será substituída para telhas termoacústicas.