Você conheceu seus avós? Você conheceu seus bisavós? Qual a origem deles? De onde vieram? Como eles viveram? Nasceram no Brasil ou num país estrangeiro? E Eles, chegaram no Brasil dentro de um navio negreiro e foram vendidos num leilão de escravos? Sob estes questionamentos, o cantor e compositor araçatubense Nei Zigma apresenta o seu novo trabalho, “Evocação Negreira”, que será apresentado em um show, na próxima segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, na Rua Manoel Ferreira Damião, s/nº, bairro São Joaquim, em Araçatuba, a partir das 19h.
O álbum de Nei Zigma é resultado da pesquisa pessoal do artista sobre suas raízes ancestrais, do encontro com outras culturas por onde tem se apresentado nos últimos cinco anos, como a Finlândia, Alemanha, Israel, Itália, Suíça e Portugal. O artista pontua, em sua narrativa, que toda vez que um afrodescendente busca saber sobre a raiz de suas origens, dificilmente irá conseguir ultrapassar a fronteira da geração dos bisavós.
“Assim, como a grande maioria dos brasileiros, essa marca estampada na pele da minha história de vida, esculpiu o que sou com minha aptidão para a arte da música e poesia, assim como meus desafios sociais e pessoais, circulando em meu sangue como herança de quem me precedeu. Antes da Memória apagada, há um mar entre tudo isto. Existe o grito e o laço de um leiloeiro mercante. Uma corrente nos pés. Um palco de comerciante e nenhuma história a mais que eu possa contar.” desabafa Nei.
Produzido pelo guitarrista araçatubense Guilherme Held em São Paulo, o segundo álbum intitulado de Nei Zigma apresenta 10 canções, como algumas parcerias com o poeta do Crato Assis Lima. O repertório original que compõe o show traz, em sua paisagem poética, memórias de um sangue Cafuzo e imaginários do encantamento nordestino brasileiro misturando jazz, rock, samba, funk e outras fusões, repletas de particularidades afro-brasileiras.
“Que alegria ver meu conterrâneo e grande amigo de longa data lançando esse álbum com um repertório que atravessa décadas de nossa convivência musical. Foi um sonho realizado conseguir juntar esse timão para chegarmos nesse resultado sonoro que com certeza vai pegar na pista do Orbital!!”, afirma Guilherme Held.
O espetáculo de Nei Zigma, que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, será apresentado durante o Festival IdEntidade + Feira Preta (empreendedores pretos).
O evento reunirá várias atrações, como feira de artesanato (bonecas negras de crochê, turbantes, roupas e acessórios afros e pratos típicos como canjica, bolo de aipim e caldos típicos), pintura facial, poesia preta, oficina de bonecas Abayomi, exposição de artefatos carnavalescos na escola Sonho e Fantasia e beleza negra (produção de tranças afros, além de apresentações musicais.
Confira o trabalho de Nei Zigma:
Ouça aqui https://lnk.fu.ga/neizigma_evocacaonegreira
Video Clipe de Theremin – Dirigido por Pedro Paulo Rocha: https://www.youtube.com/watch?v=G4qLPp95T_E&feature=youtu.beSERVIÇO
Festival IdEntidade na Semana da Consciência Negra de 2023
Dia 20/11 às 19h na Rua Rua Manoel Ferreira Damião, s/n – Bairro São Joaquim (Atrás do Mercadão Municipal)
Realização: SESC Birigui e Prefeitura Municipal de Araçatuba