A atleta Ana Clara da Silva Almeida, 24 anos, de Araçatuba (SP), conquistou a medalha de ouro nos 100 metros rasos feminino nos Jogos Abertos 2023, que estão sendo realizados em São José do Rio Preto (SP) até o próximo dia 14.
Ana Clara correu na sexta-feira (6) e foi a mais rápida nos 100 metros, com o tempo de 12,03 segundos, superando o seu recorde, que era de 12,90. Foi a sua primeira medalha de ouro em Jogos Abertos e também a primeira conquistada por Araçatuba.
A atleta, que treina por Araçatuba há nove anos, disse que entrou confiante na prova. “Falei para mim mesma que essa prova era minha e ninguém iria tirar. O resultado foi que consegui fazer uma boa corrida”, afirmou ela, que conquistou mais de 20 medalhas em diferentes competições.
O técnico da atleta, o preparador físico Elias Paes de Souza, atribui o sucesso de Ana Clara à persistência dela. “Ela superou dores, contusões, sem contar que temos uma pista inapropriada para treinar, que é de cimento”, afirmou ele.
A atleta é treinada por Souza há dois anos e, segundo ele, passou um longo período com contusão, tendo que parar os treinos para se tratar.
“Apesar de todas as adversidades, conseguimos fazer um treinamento apropriado para velocista, eu tinha confiança de que ela chegaria à final”, disse o técnico, completando que a medalha de ouro em Jogos Abertos se equipara a um Pan-Americano. “O nível é muito alto”, explicou.
Formada em Direito, Ana Clara concilia o trabalho em um escritório de advocacia com os treinos e, no que depender dela, não pretende parar com o atletismo. “Pretendo continuar treinando e buscando mais medalhas”, afirmou.