O Setembro Amarelo é a Campanha de maior importância em Saúde Mental, uma campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio que chegou ao Brasil em 2014. Desde então todo Setembro somos convidados a dar uma relevância redobrada à nossa Saúde Mental e Emocional.
Muito antes da pandemia já vínhamos enfrentando uma crise mundial no que diz respeito à Saúde Mental e a Pandemia evidenciou e potencializou toda essa realidade.
Hoje no Brasil mais de 14 mil pessoas por ano perdem a vida para o Suicídio, 38 pessoas por dia; e de 2016 a 2021 houve um aumento de 49,3% nos casos de Suicídio (Ministério da Saúde/2022).
Prevenção se dá pela via da informação. Não dá para pensarmos Saúde somente pela simples existência de médicos e medicamentos; é pela via da Prevenção que trilhamos o caminho da manutenção da Saúde e isso também vale para a Saúde Mental, por isso precisamos sim, falar sobre Prevenção ao Suicídio. O Suicídio hoje é um problema de Saúde Pública, no Brasil e mundo a fora.
Mas o que é ter Saúde Mental?
Ter Saúde Mental é ter recursos emocionais e subjetivos que lhe dê a possibilidade de enfrentar situações adversas (lutos, enfrentamos, perdas, dores, o inesperado, situações difíceis, etc) sem adoecer de forma importante e sem fazer sintoma de forma importante; é ter recursos subjetivos e emocionais para esse tipo de atravessamento.
Nós temos uma Saúde Mental e ela é da nossa responsabilidade, e negligenciá-la é abrir espaço para o adoecimento e para o pior (ideações suicidas).
Sempre convido as pessoas a olharem para o Suicídio como um sintoma.
Esse número elevado de tentativas e efetivações de Suicídio denuncia que algo não vai bem na nossa maneira de estar na vida no mundo contemporâneo, na nossa maneira de lidar com as emoções e sofrimentos. Algo não vai bem a ponto de o sofrimento e a dor estarem tomando uma proporção maior que a vida.
Como cuido da minha Saúde Mental?
Tenha um olhar para si. Tenha cuidado de si. Olhe para suas questões emocionais, olhe para os seus sintomas, olhe para os seus sentimentos.
A quantas anda a sua ansiedade? Você tem se visto em quadros de ansiedade que te põe em prejuízo? A quantas anda o seu humor? Você tem notado um humor triste intenso e importante? A quantas anda o seu relacionamento com bebida, com comida? Você tem tido prejuízo no seu sono? Você tem se visto em isolamento importante?
Note-se! Perceba as sintomatizações. Você tem se visto em situações que te põe em prejuízo e sofrimento, já por um tempo prolongado e de forma excessiva? Se sim, vamos procurar ajuda profissional e adequada para cuidarmos com o devido zelo da nossa Saúde Mental e Emocional.
O Suicídio é multifatorial, consequência de um processo de adoecimento grave.
Costumo dizer que: se tirarem de nós um dedo, temos vários outros. Se tirarem de nós uma mão, temos outra. Se tirarem de nós um olho, temos outro….Mas, se tirarem de nós nossa Saúde Mental o que nos resta? Nada. Absolutamente nada.
Estão se custa sua Saúde Mental é muito caro, é inegociável.
Cuide de sua Saúde Mental. Peça ajuda. Tenha cuidado de si!
- Eliane Cabral é psicóloga clínica, psicanalista e especialista em prevenção e pósvenção em suicídio