O ex-vereador de Araçatuba José Ferreira Batista Júnior, o Ferreirinha, morreu na tarde desta sexta-feira (21), aos 107 anos de idade. Ele fez parte da primeira legislatura da Câmara local, de 1948 a 1951, e atuou como vereador durante 21 anos, participando de cinco legislaturas. Pegou um tempo em que a função não era remunerada.
Ele estava acamado havia alguns meses e faleceu em decorrência da idade. Já não mais reconhecia os familiares e amigos.
Ferreirinha nasceu em Birigui em 31 de dezembro de 1915 e veio para Araçatuba na década de 1920. Filho de proprietários rurais, atuou como bancário, professor e contador. Mais tarde, se formou advogado, em 1971, e fez parte da primeira turma do curso de uma faculdade da cidade.
O ex-vereador chegou a presidir o Legislativo araçatubense em 1962 e trilhou a carreira política até o começo da década de 1990.
Em 2015, recebeu uma homenagem da OAB de Araçatuba, prestada pelo então presidente Dr. Alceu Baptista Júnior, hoje vereador no segundo mandato, pelos cem anos que seriam completados em dezembro daquele ano. Em 2016, recebeu Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal da cidade.
Dr. Alceu lamentou a morte do amigo e lembrou que ele frequentou as sessões do legislativo local até os 105 anos. Ele, frequentemente, era visto, aos cento e poucos anos, andando pelas ruas de Araçatuba e era considerado um dos idosos mais queridos da cidade. “A família dele era bastante longeva e a gente fica muito triste com seu falecimento”, afirmou Alceu.
Ferreirinha era filho de José Ferreira Batista, que dá nome à continuação da Avenida do Fico, em Araçatuba. Ele era viúvo de Maria Amanda Ladeia, com quem foi casado por 71 anos e teve oito filhos: Asdrúbal, Elaine, Marilda, Lígia, José Ferreira Batista Neto, Raquel, Fábio e João Luís.
Ainda não há informações do velório e sepultamento.