Foi realizada nesta terça-feira a abertura Oficial do Movimento “Maio Amarelo” nas regiões de Araçatuba, Birigui, Penápolis, e Andradina. Em Araçatuba foi realizada uma Palestra com o Tema: “Maio Amarelo-10 anos de desafios por um trânsito mais Seguro”, no auditório do Sest/Senat.
No Brasil, levando-se em consideração a média dos últimos 10 anos, são cerca de 35.000 mortes decorrentes de sinistros de trânsito anualmente (cerca de 95 por dia), fora os milhares de feridos.
São milhares de vidas ceifadas no trânsito no Brasil e no Mundo. Os sinistros de trânsito são responsáveis por um custo de bilionário por ano, consumindo entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país,
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma Instituição social sem fins lucrativos, o Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo.
Com o mote “No trânsito, Escolha a Vida”, o Movimento chega à sua 10ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Assim, o tema de 2023 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Assim, a intenção é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: Imprensa (fundamental neste processo), órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como, por exemplo, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” tenta estimular toda sociedade a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os sinistros de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Dentro deste contexto, a Polícia Militar, por meio do Policiamento Rodoviário, Policiamento Territorial, Corpo de Bombeiros, em ação conjunta com a Imprensa e vários órgão públicos e privados, incluindo as prefeituras de Araçatuba, Birigui e Penápolis e UniSalesiano, desenvolverão, durante todo mês de maio de 2023, várias ações educativas (palestras, campanhas junto a ciclistas, motociclistas, motorista profissional, descanso de motorista durante a madrugada, saúde do caminhoneiro, programa Rodovia Mirim, etc), como forma de alertar toda Sociedade a necessidade de um trânsito mais humano e seguro.