Equipes da Polícia Federal estão cumprindo na manhã desta sexta-feira (17) dois mandados de busca e dois de prisão em Penápolis, a 53 quilômetros de Araçatuba. A ação faz parte da 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar participantes dos ataques antidemocráticos promovidos no dia 8 de janeiro em Brasília.
A ação está sendo desencadeada em diversos estados. Em São Paulo a PF está agindo em nove cidades. Além de Penápolis, está sendo cumprido um mandado em São José do Rio Preto. Outros municípios onde as equipes estão atuando são, Guarulhos, Itatiba, Monte Azul Paulista, Paulínia, Socorro, Sorocaba e São Paulo.
A PF ainda investiga para identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail [email protected].
Deixe o seu comentário