• Início
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade
Sem resultado
Ver todos os resultados
Regional Press
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
    • Adelmo Pinho
    • Coronel Motooka
    • Hélio Consolaro
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
    • Adelmo Pinho
    • Coronel Motooka
    • Hélio Consolaro
RP10
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
Home Cidades

Ossada é encontrada em parede de igreja no interior de SP

por Alex Mesmer
25/07/2022 às 20:46
em Cidades
Reprodução/Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat

Reprodução/Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat

TwitterWhatsAppTelegram
ANUNCIANTE

Sônia Vidal di Maio, que atua como arquiteta do departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e Nadia Kojio, que trabalha como historiadora e coordenadora do Arquivo Público de São José dos Campos, foram designadas para cuidar do processo de restauração da igreja de São Benedito, localizada na praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos, interior de São Paulo. Ao olhar para uma parede, a arquiteta viu uma ossada e falou para a sua colega: “Não acredito! Não acredito no que estou vendo”. As informações são da Universa.

Após o susto, Sônia pegou o seu celular e iluminou a fresta da parede. Nesse momento, avistou um caixote com uma fita amarela. Ao saber do ocorrido, Vitor Chuster, na época diretor do departamento de Patrimônio Histórico, solicitou que Nadia descobrisse mais informações sobre o caso.

Então ela apurou que a ossada era do capitão Miguel de Araújo Ferraz. No século 19, ele concedeu as suas terras para a Irmandade de Nossa Senhora do Rósario, que construiu uma igreja com o mesmo nome da santa. Por isso, ele ganhou o direito de ser sepultado em solo santo, algo que era comum na época.


  • Grávida é encontrada morta em casa ao lado da filha de 8 meses em SP

Com base nisso, Nadia conseguiu confirmar a história narrada de geração em geração pelos residentes de São José dos Campos.

“É o ‘seu’ capitão, Nadia! Ele está aí”, brincou Sônia. A historiadora informou que a ossada foi encontrada em uma das salas da capela, onde trabalhou por alguns anos. “Lá funcionou durante alguns anos o Patrimônio Histórico Cultural. Estalos são normais, afinal, é uma construção antiga. Mas nunca vi nada. Nem tenho medo de assombração”, disse ela.

Não há informação a respeito da data em que o capitão Miguel morreu. Um livro histórico de 1934, chamado “Albúm de São José”, relatou que o corpo foi encontrado pela primeira vez após a demolição da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1879. “No fundo do corredor, ao lado da nave, estava a sepultura do sr. cap. Miguel de Araújo Ferraz […]. Com a demolição da igreja, tratou-se da remoção dos despojos, para o que foi aberto o túmulo, encontrando-se o corpo mumificado e tendo os cabelos em perfeito estado.”

Na primeira vez em que foi enterrado, o corpo passou por um processo para preservá-lo. Depois, ao ser levado para a igreja de São Benedito, onde foi sepultado em pé entre duas paredes, a “mumificação” perdeu o seu efeito. Atualmente, restam apenas os ossos e as roupas do capitão Miguel.

  • Homem armado ameaça funcionário e leva veículo dos Correios em Araçatuba

Para que o caso seja estudado pelo Núcleo de Arqueologia da cidade, a rachadura na parede foi provisoriamente tapada. “Não gostaríamos de removê-lo, mas trabalhar na melhor preservação do corpo e fazer uma leitura histórica”, disse o arqueólogo Wagner Bornal.

“Ninguém quer trabalhar com a ossada ou reconstituir o rosto. O que queremos é compreender o sepultamento, o processo produtivo do caixão, o emparedamento — e o lado simbólico disso tudo. São muitas possibilidades de aprendizado”, completou.

Mesmo assim, a igreja de São Benedito deve passar por mais um processo de restauração, mas ainda sem data definida.

Deixe a sua opinião
Todos os direitos são reservados ao RP10, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

LEIA MAIS

Pessoas com deficiência serão restituídas do valor pago pelo IPVA de 2021

Menino de SP se torna bilíngue aos 3 anos e entra para clube mundial de superdotados

São Paulo confirma 3 casos de varíola dos macacos em crianças

SP: Depois de 37 anos, mulher descobre que filha foi trocada na maternidade

Centro de paraquedismo suspende atividades após 4 mortes no interior de SP

Esposa de ex-jogador do Corinthians morre após passar mal no velório do marido

TweetEnviarCompartilhar
Eleições 2022: conheça as novas regras eleitorais

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

Eleições 2022: conheça as novas regras eleitorais

Eleições 2022: prazo para registro de candidatos termina na segunda

Roberto Jefferson

Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE

OMS confirma 92 casos de varíola de macaco em 12 países

Chega a 7 o número de casos de varíola dos macacos em Rio Preto

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade

© 2022 Todos os direitos reservados

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade

© 2022 Todos os direitos reservados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.