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Home Araçatuba

Com subsídio, TUA volta a circular à noite, mas transporte aos domingos ainda está suspenso

Ônibus voltam a circulam em Araçatuba nos horários noturnos, até as 23h20, de segunda a sexta.

por Alessandra Nogueira
19/05/2022 às 19:11
em Araçatuba
audiencia transporte min
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Após a aprovação do subsídio de cerca de R$ 1 milhão, a TUA (Transportes Urbano Araçatuba) anunciou que irá retomar o transporte de passageiros em horários noturnos, estendidos até as 23h20, de segunda a sexta-feira, assim como os deslocamentos aos sábados, até as 14h. De outro lado, os ônibus irão permanecer sem circular aos domingos e feriados.

A informação foi passada pelo procurador jurídico da TUA, Luciano Castilho, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara de Araçatuba.

O evento foi organizado pela Comissão Especial de Transporte do Legislativo, presidida pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos) e que tem como membros os parlamentares Maurício Bem-Estar (PP) e Coronel Guimarães (União Brasil).


Castilho reafirmou a necessidade de subsídio da Prefeitura como forma de garantir a continuidade do serviço de transporte coletivo. A medida foi aprovada pela Câmara na segunda-feira (16) e sancionada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB).

A empresa vai receber cerca de R$ 1 milhão, de forma parcelada, nos próximos seis meses, para manter o serviço público de transporte de passageiros.

“O sistema não se mantém apenas com a receita da venda de bilhetes. Não há outro caminho que não seja o subsídio para mantermos o serviço”, afirmou o representante da empresa.

Antes e depois da pandemia

A audiência pública contou com a participação do especialista em trânsito, mobilidade e segurança Renato Campestrini e do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Reis, além dos vereadores Gilberto Batata Mantovani (PL), Nelsinho Bombeiro (PV), Arnaldinho (Cidadania) e a vereadora Regininha (Avante).

O evento também teve a presença de assessores parlamentares, servidores municipais e usuários do transporte coletivo, nas galerias.

Campestrini fez um comparativo da adesão de usuários antes e depois da pandemia do novo coronavírus e os impactos econômicos negativos sofridos pelo setor devido á redução significativa do transporte de passageiros nos últimos dois anos.

 “No País, mais de 40 cidades tiveram o serviço interrompido em razão da falta de demanda e de recursos financeiros para garantir o transporte público. Essa audiência serviu para chamarmos a atenção da sociedade para manter esse sistema, reforçar a existência da previsão legal de concessão do subsídio governamental que consta no Lei de Mobilidade Urbana para manutenção do transporte público coletivo e capacidade de atendimento simultâneo de passageiros acomodados nos ônibus quando comparada à dos carros, motos e outros veículos de locomoção rápida”, explicou Campestrini.

Melhorias para qualidade do serviço

Ele e o representante da TUA responderam a uma série de perguntas dos vereadores e usuários do transporte coletivo. Entre os principais temas, tiveram destaque a transparência da prestação de contas periódicas do subsídio recebido pela concessionária nos próximos seis meses, melhorias para qualidade do serviço e atendimento dos motoristas, a coexistência com outras formas de locomoção e a validação do bilhete especial de estudante para quem faz estágio fora do horário de aulas nas instituições de ensino.

Corredores exclusivos para ônibus

O presidente da Comissão Especial de Transporte da Câmara, vereador Wesley da Dialogue parlamentar ressaltou os principais encaminhamentos gerados com a realização da audiência. “Entre eles está a possibilidade de criação de corredores exclusivos para ônibus em horários de maior fluxo de passageiros, a ampliação dos horários de transporte de passageiros no período noturno e o direito de estudantes poderem usar o seu bilhete especial para frequentar os estágios”, citou.

De acordo com o vereador Wesley da Dialogue, o encontro vai permitir ainda a formulação de proposituras visando ao incentivo do uso de transporte público, inserção de bicicletas de uso compartilhado no serviço de integração aos ônibus, entre outras ações de políticas públicas voltadas ao setor de mobilidade urbana.

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