• Início
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade
Sem resultado
Ver todos os resultados
Regional Press
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
    • Adelmo Pinho
    • Coronel Motooka
    • Hélio Consolaro
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
    • Adelmo Pinho
    • Coronel Motooka
    • Hélio Consolaro
RP10
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • ARAÇATUBA
  • POLÍCIA
  • CIDADES
  • COTIDIANO
  • BOATOS
  • TV PRESS
  • COLUNISTAS
Home Araçatuba

Academia de Letras de Araçatuba lança projeto “Poesia no Muro”

Objetivo é tornar a cidade mais bonita, com desenhos e versos nos muros

por Alessandra Nogueira
17/02/2022 às 14:43
em Araçatuba
poesia no muro 333
TwitterWhatsAppTelegram

“Tornar a cidade mais bela, com desenhos e versos nos muros”. Essa é a proposta do projeto Poesia no Muro, que será lançado pela Academia Araçatubense de Letras (AAL) e Grupo Experimental (GE) no próximo sábado (19), às 9h, na rua Joaquim Nabuco, 210, Centro. Será servido um café da manhã aos presentes e será obrigatório o uso de máscara.

O projeto começou a ser discutido em setembro passado e foi colocado em prática com a pintura do primeiro muro em dezembro, na rua Fagundes Varela esquina com a Pedro de Toledo, no Jardim do Prado. A frase escolhida pelo professor e escritor Tito Damazo, proprietário do imóvel, foi de Guimarães Rosa: “Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro sem preparos de avisar”.

A partir de então, mais cinco muros foram pintados: em um estabelecimento comercial da rua Almirante Barroso (Vila Mendonça), avenida Umuarama (Jardim Concórdia), na Tobias Barreto (Jardim Alvorada), na Cabo Francisco de Alencar Rocha esquina com a Castro Alves (São Joaquim) e na José Rico Belda esquina com a Montese (Jardim Palmeiras). Os seis trabalhos chamaram a atenção e ao menos cinco muros estão na fila de espera.


poesia no muro 11

O auditor fiscal Francisco Carlos Pereira diz que se emocionou ao ver uma citação de Guimarães Rosa no estabelecimento comercial da rua Almirante Barroso, perto de sua casa. “Esse projeto (Poesia no Muro) é fundamental, pois a cultura anda esquecida e tão maltratada no País”. Francisco Carlos acha que o projeto é um resgate cultural e se compromete a divulgar nos seus círculos de amizade.

IIniciativa

O projeto foi pensado pela professora Marisa Barbosa (Unisalesiano) ao tomar conhecimento de iniciativas semelhantes noutras cidades. A AAL, presidida por Arnon Gomes dos Santos, abraçou a ideia. Depois de algumas reuniões de acadêmicos e membros do GE, os interessados foram divididos em equipes de trabalho, sendo a principal delas a Artes Visuais, formada pelos artistas plásticos Mauro Soh, Duxtei Vinhas Ítavo e Wanilda Borghi. Mauro tem larga experiência como muralista.

O coordenador geral do projeto, o escritor Hélio Consolaro, explica que a Academia não cobra nada e nem paga para a pintura dos muros. Para sustentar as despesas, será lançada uma campanha de doações ao PIX da Academia Araçatubense de Letras, cuja chave é o CNPJ da entidade: 59764332/0001-95. Duas lojas (Merighi Tintas e Arena Tintas) já colaboraram com doações. Empresas que tiverem interesse em apoiar o projeto, com doação de materiais, terão seus nomes divulgados nas atividades da AAL.

Todos os direitos são reservados ao RP10, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

LEIA MAIS

Araçatuba promove atividades da Semana do Meio Ambiente

Asilo São Vicente de Paulo realiza feijoada beneficente neste domingo

‘Desabafo de um País’, por Adelmo Pinho

Secretária de Saúde de Araçatuba testa positivo para Covid-19

Advogado de Elize Matsunaga participa de palestra on line com universitários de Araçatuba

Via Rápida oferece vagas para cursos com bolsa auxílio de R$ 210,00 em Araçatuba

TweetEnviarCompartilhar

LEIA MAIS

Alunos do Ensino Médio passam a ser transportados pela TUA; pais reclamam

TUA volta a circular à noite a partir de 1º de junho

Mais uma escola de Araçatuba tem surto de Covid-19

Mais uma escola de Araçatuba tem surto de Covid-19

Homem de 65 anos morre de Covid-19 em Guararapes

Média móvel de casos de Covid-19 aumenta 400% em Araçatuba

Câmara de Araçatuba registra 4 casos de Covid entre servidores

Câmara de Araçatuba registra 4 casos de Covid entre servidores

  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade

© 2022 Todos os direitos reservados

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política de Privacidade

© 2022 Todos os direitos reservados

Posting....
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.