O vereador Lucas Zanatta (PV) encaminhou um ofício ao prefeito Dilador Borges (PSDB) solicitando a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, bares e similares até a meia-noite, em Araçatuba. Hoje, estes estabelecimentos estão autorizados a atender presencialmente até as 21h, de acordo com a atual fase de transição do Plano São Paulo.
A solicitação se baseia na queda no número de casos, óbitos e internações na cidade. Zanatta cita dados da Fundação Seade (www.seade.gov.br/coronavirus) que apontam uma variação semanal de -27,8% no número de casos confirmados e de -28% na quantidade de óbitos por Covid-19.
“Além disso, os números de internados estão a cada dia mais baixos devido ao avanço da vacinação em nosso município”, argumenta o parlamentar, que disse ter sido procurado por dezenas de empresários do setor de restaurantes, bares e similares.
Conforme ele, três horas a mais no funcionamento farão toda a diferença para pizzarias, hamburguerias, cafés, bares e restaurantes. “O intuito é preservar os empregos e manter as empresas abertas. E evitar também que os comerciantes trabalhem na clandestinidade e sofram penalidades pelo simples fato de tentar trabalhar”, afirmou, no documento.
Andradina
Em Andradina, o prefeito Mário Celso Lopes (PSDB) autorizou a abertura de restaurantes, lanchonetes, trailers e foodtrucks com atendimento presencial até a meia-noite, desde que não ultrapassado o funcionamento ininterrupto por 15 horas diárias e a lotação máxima de 40% da capacidade prevista no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).