Oi, o que você está procurando?

Serviço

Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS volta a ser obrigatória

Procedimento estava suspenso pelo INSS desde março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, e poderá ser feito no banco e via aplicativo

Instituto Nacional Do Seguro Social (inss)
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A realização da prova de vida para pensionistas e aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltou a ser obrigatória nesta terça-feira, 1º.

O procedimento tem como objetivo garantir a manutenção do benefício e evitar fraudes e pagamentos indevidos. A prova de vida estava suspensa pelo INSS desde março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

O procedimento poderá ser feito no banco e via aplicativo. Para realizar a prova de vida pessoalmente, o interessado deverá ir ao banco onde recebe o pagamento com um documento de identificação com foto – algumas instituições oferecem o serviço pelo caixa eletrônico.

O serviço pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”,  sendo que apenas interessados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor com biometria facial cadastrada.

Quem não fizer a prova de vida poderá ter seus benefícios bloqueados, sendo que, para desbloquear, basta realizar o procedimento. A volta da realização da prova de vida será feita de maneira escalonada, seguindo um calendário pré-estabelecido.

Confira as datas abaixo:

Calendário da prova de vida (Mês de vencimento: Mês que deve realizar a prova de vida)

Março e Abril de 2020: Junho
Maio e Junho de 2020: Julho
Julho e Agosto de 2020: Agosto
Setembro e Outubro de 2020: Setembro
Novembro e Dezembro de 2020: Outubro
Janeiro e Fevereiro de 2021: Novembro
Março e Abril de 2021: Dezembro

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!