Oi, o que você está procurando?

Dia dos Namorados

Comércio de Araçatuba funciona em horário especial nesta sexta e sábado

Lojas de rua funcionam hoje até as 21h; no sábado (12), a abertura é das 9h às 16h

Após um ano difícil, com horários reduzidos e o pânico do consumidor em função da pandemia de Covid-19, o comércio de Araçatuba espera um aumento nas vendas de pelo menos 5% neste Dia dos Namorados, comemorado amanhã (12), em comparação ao mesmo período de 2020.

A data, considerada a terceira melhor para o setor, fica atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, e este ano terá horário estendido de funcionamento das lojas. Hoje, o consumidor pode fazer suas compras nas lojas de rua e no Multishop, das 9h às 21h; amanhã, das 9h às 16h.

Já o Araçatuba Shopping e Shopping Praça Nova manterão os horários das 10h às 21h nos dois dias, tanto para as lojas quanto para as praças de alimentação.

Os estabelecimentos podem funcionar com 40% de capacidade e devem respeitar os protocolos de obrigatoriedade de uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento de um metro e meio entre as pessoas.

Otimistas, os comerciantes acreditam que a chegada de uma frente fria à região deve favorecer as vendas de confecções e calçados. O recebimento dos salários dos trabalhadores no quinto dia útil do mês também deve impulsionar os negócios, além das promoções, descontos e prazos estendidos de pagamento.

Além das roupas e sapatos, os itens mais procurados nesta data são chocolates, joias, semijoias, perfumes, flores, cestas de presentes e produtos sexshop. O tíquete médio dos presentes deve ser de R$ 150,00, calcula o gerente-executivo da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Osnei Ferracioli, que espera um incremento de 5% nos negócios.

Ele acredita que muitas vendas devem ser feitas on-line, já que consumidores e comerciantes tiveram de se adaptar aos negócios pela internet, em função da pandemia. “Tem gente que gosta de ver e tocar nas peças, mas muitos preferem a comodidade da compra por aplicativos”, afirmou.

Já o presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba) Feiez Nasser Abdouch acredita em um aumento de 8% no volume das vendas. “Acredito que vai haver troca de presentes. No ano passado, as pessoas estavam muito receosas por causa da pandemia, mas agora já assimilaram a ideia e sabem que dá para comprar em segurança”, disse. A Alca reúne 71 lojas associadas.

Restaurantes e motéis

O Dia dos Namorados deve aquecer também o setor de restaurantes e de motéis. Apesar do horário reduzido de funcionamento – até as 21h -, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Euflávio de Carvalho Júnior, acredita em um incremento de até 50% na movimentação nos restaurantes.

A orientação é que os namorados façam a reserva de suas mesas com antecedência para garantir lugar nos estabelecimentos, pois a ocupação é limitada a 40%.

“Estamos muito otimistas, a expectativa é muito boa e acreditamos que com o movimento gerado pela data será possível cobrir muitas despesas que estão represadas”, disse Carvalho.

Em relação aos motéis, a expectativa é de que haja um incremento de 30% na movimentação. “Neste caso, a expectativa é um pouco menor porque no ano passado os motéis funcionários e houve um bom movimento”, justificou.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!