O Canadá está passando por uma onda de calor sem precendentes e centenas de pessoas morreram subitamente nos últimos dias na província Colúmbia Britânica. A cidade de Lytton registrou incríveis 49,5ºC nesta terça-feira (29).
Segundo as autoridades, o calor foi um dos causadores no aumento de mortes no país, que afeta principalmente os idosos. Foram contabilizados 233 avisos de mortes entre sexta-feira (25) e segunda-feira (28), contra uma média de 130 em períodos normais.
Essa onda de calor também afeta parte dos Estados Unidos e tem causado problemas em cidades como Oregon e Whashington. O calor na região ocidental do Canadá e dos EUA foi causado por uma cúpula de ar quente de alta pressão estática que se estende da Califórnia aos territórios árticos.
Especialistas dizem que a mudança climática deve aumentar a frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor. No entanto, vincular qualquer evento único ao aquecimento global é complicado.
O calor foi intenso o suficiente para derreter cabos elétricos, interrompendo o serviço de bondes de Portland, Estados Unidos, no domingo.
O calor foi tanto, que a Amazon permitiu que pessoas entrassem em áreas de sua sede em Seattle, oferecendo o espaço como um local de refrigeração. Em Portland, as pessoas também se aglomeraram em centros de resfriamento.