Oi, o que você está procurando?

Solidariedade

Santa Casa de Araçatuba faz a 4ª captação de órgãos no ano

Foram captados o fígado, rins e córneas do doador, um paciente de 36 anos que estava internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral

à captação foi feita por cirurgião e demais profissionais cirúrgicos do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

O fígado captado nessa quarta-feira (5) na Santa Casa de Araçatuba, em um paciente de 36 anos que teve morte encefálica constatada, já foi implantado em um paciente que aguardava pelo órgão e foi contactado pela Central Nacional de Transplantes, que faz a localização do receptor considerando a compatibilidade com o doador, dentre outros critérios.

Esta é a quarta captação do ano e foi iniciada no período da tarde por cirurgião e demais profissionais cirúrgicos do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto. O órgão foi transportado ao destino pela equipe em voo fretado. Após ser retirado, um fígado precisa ser transplantado entre seis e oito horas.

Também foram captados os rins e as córneas do doador. Esses órgãos, que podem ser transplantados em até 48 horas e em uma semana, respectivamente, serão igualmente direcionados pela Central Nacional de Transplantes a pacientes compatíveis. As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba

Doador

A captação de órgãos foi autorizada pela família do paciente de 36 anos, de Araçatuba que foi internado no dia 1º de maio em decorrência de um quadro grave de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). O paciente estava em coma, quadro que não foi revertido, apesar dos esforços da equipe médica o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia.

A morte encefálica foi constatada na terça-feira (4), após a realização de todos os exames previstos no protocolo de investigação. A constatação foi comunicada à família por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Os familiares aceitaram doar os órgãos.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!