Oi, o que você está procurando?

Dia do Gari

Responsáveis pela limpeza urbana, garis são homenageados

Colaboradores que atuam na coleta de resíduos domiciliares de Araçatuba serão recebidos com café da manhã e lanche da tarde.

A Monte Azul Engenharia, empresa responsável pela limpeza urbana de Araçatuba, vai receber, nesta segunda-feira (17), os colaboradores que atuam na coleta de resíduos domiciliares com café da manhã e lanche da tarde em homenagem ao Dia do Gari, data comemorada neste domingo (16/5).

A confraternização é tradicional na empresa e neste ano será comemorada na segunda-feira, pois a data cairá no domingo.

O objetivo da confraternização é demonstrar reconhecimento ao trabalho fundamental que esses profissionais exercem para a comunidade. O evento será extensivo para aproximadamente 200 colaboradores dentre coletores, varredores, ajudantes gerais, motoristas, serventes de aterro e agentes ambientais.

Origem

O Dia do Gari celebra o profissional que exerce papel fundamental para o bem-estar das populações pois recolhe resíduos que favorecem a proliferação de roedores e insetos, ambos causadores de doenças.

Esses profissionais mantem a cidade limpa e atuam na conservação das ruas, atividades que incluem também o trabalho de coletores, ajudantes, serventes de aterro, varredores e agentes ambientais.

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”.

Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!