Oi, o que você está procurando?

Saúde

Centro Odontológico de Guararapes realiza diagnóstico do câncer bucal

O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h; não é necessário agendamento prévio

O Departamento Municipal de Saúde, por meio do Centro Odontológico, está realizando a Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal em pessoas a partir de 40 anos de idade.

Para isso, basta procurar a Unidade para passar por uma avaliação bucal com um dentista e, caso houver necessidade, o paciente será encaminhado para um especialista que dará início ao tratamento. Não precisa de agendamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Vera Gasparini, a população pode comparecer ao Centro Odontológico o ano todo para realizar o exame preventivo. “O importante é a prevenção e fazer as consultas com o dentista para tirar dúvidas e, principalmente, relatar qualquer sinal ou sintoma diferente”, reforça a coordenadora.

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.

Os principais sinais que devem ser observados são:

– Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
– Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
– Nódulos (caroços) no pescoço;
– Rouquidão persistente.
– Nos casos mais avançados observa-se: dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Como prevenir?

– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ter alimentação rica em frutas verduras e legumes;
– Manter boa higiene bucal;
– Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.

Serviço

O Centro Odontológico do município está localizado na Rua Max Wirth, 14, Centro (ao lado do Centro de Saúde). O telefone é o 3606 4960. Para atendimento de urgência o horário é estendido até as 20h.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
44