Oi, o que você está procurando?

CIÊNCIA

Vacina contra HIV tem resultado promissor em estudo feito em humanos

Em teste clínico inicial, 97% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes potentes para combater uma infecção pelo HIV

Human immunodeficiency virus (HIV) viral disease vaccine under research

Pesquisadores que estão testando vacina contra a HIV em humanos, relatam resultados promissores. 97% dos participantes que receberam a injeção desenvolveram as células imunológicas capazes de combater infecção pelo HIV.

Participaram da primeira fase de testes clínicos, que avalia a segurança e a imunogenicidade (capacidade de criar anticorpos) da vacina, 48 pessoas. O estudo é conduzido pela IAVI – International AIDS Vaccine Initiative – e a Scripps Research.

Divididos em dois grupos, uma parte dos voluntários recebeu placebo e a outra, o imunizante. Ambas com duas doses e num intervalo de 60 dias entre uma dose e outra. E o resultado foi animador: o grupo que recebeu a vacina, 97% dos voluntários desenvolveu anticorpos capazes de combater a doença.

Apesar de promissores, os resultados ainda são muito iniciais. A resposta sobre se esses anticorpos são de fato capazes de prevenir a infecção pelo HIV só virá por meio de testes clínicos mais avançados, de fases 2 e 3, que envolvem um número maior de voluntários.

Para as próximas etapas, os institutos de pesquisa fecharam uma parceria com a empresa de biotecnologia Moderna para desenvolver uma vacina baseada em mRNA capaz de produzir essa resposta imune contra o HIV.

Os pesquisadores acreditam que a estratégia utilizada nesse estudo clínico pode ser aplicada no desenvolvimento de vacinas contra outras doenças, como gripe, dengue, Zika, hepatite C e malária.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
30