Um aposentado de 74 anos perdeu cerca de R$ 15 mil no chamado ‘golpe do cartão’ ou ‘golpe do motoboy’, em Araçatuba (SP). A vítima procurou a Polícia Civil, nesta sexta-feira (23), para denunciar o caso.
Assim como acontece nesse tipo de crime, a vítima recebeu, na terça-feira (20), uma ligação telefônica de uma mulher que se passou por funcionária da Caixa Econômica Federal, banco onde o aposentado tem conta.
Para enganar a vítima, a golpista disse que havia aparecido despesas em seu cartão e que para resolver o caso precisaria de informações pessoais da conta.
Em seguida, a estelionatária disse que para concluir o cancelamento das despesas e iniciar a investigação, a vítima teria que colocar todos os cartões em um envelope que um suposto investigador iria pegá-lo na casa do aposentado.
Pouco tempo depois, um desconhecido apareceu na residência do idoso, se apresentou como o suposto investigador do caso, sem dar maiores detalhes, e recolheu os cartões.
O idoso só desconfiou do crime nesta sexta-feira, após contar o ocorrido para um amigo e ser alertado de que os bancos não agem dessa forma.
A vítima foi até a agência bancária e descobriu que havia um desfalque de R$ 15 mil em sua conta de compras feitas em diversos lugares. O cliente fez o bloqueio o cartão e procurou a Polícia Civil para registrar o caso. A polícia já investiga outros casos desse mesmo tipo.
Dicas de segurança
Uma campanha em curso da Febraban contém postagens e vídeos com dicas sobre como se proteger dos principais golpes aplicados atualmente contra os clientes bancários. É importante os correntistas saberem que:
– O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão
– O banco nunca vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão
– O banco nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento
– Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, ou algo assim, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história
– Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apaga e ligue para o seu gerente
– Multiplique os cuidados e não passe sua senha a ninguém.