Oi, o que você está procurando?

Enfrentamento ao Coronavírus

Araçatuba disponibiliza 0800 para tirar dúvidas sobre vacinas

Denominado de Alô Saúde, o número 0800-770-5816 atenderá de segunda a sexta, das 8h às 17h, e servirá de apoio no agendamento da vacinação

A Prefeitura de Araçatuba passa a disponibilizar um 0800 para tirar dúvidas e apoiar no agendamento da vacinação contra a Covid-19. Denominado de Alô Saúde, o número 0800-770-5816 atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. A ligação é gratuita. O município mantém, ainda,  o serviço de agendamento pelo site  da Prefeitura https://aracatuba.sp.gov.br/vacina/

Pelo Alô Saúde, o munícipe, familiar ou responsável pode esclarecer dúvidas e solicitar apoio, caso necessário, para cadastrar a pessoa a ser vacinada, informando-se sobre o local, o dia e a hora disponíveis, sempre lembrando que o público-alvo estará limitado à faixa etária ou grupo determinado para o período divulgados pela Prefeitura.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço Alô Saúde vai auxiliar na realização dos cadastros, o que contribui para a otimização da vacinação do público-alvo em suas faixas etárias para o período, além de evitar filas e aglomerações nos postos de vacinação. O agendamento é somente para os públicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Banner Alô Saúde Araçatuba

Dúvidas frequentes

De acordo com a Secretaria de Saúde, as dúvidas mais frequentes das pessoas são quanto à faixa etária que está sendo vacinada, os locais de vacinação, o tipo de vacina que está sendo disponibilizada, intervalos entre as doses, entre outras.

Há dúvidas também sobre os casos em que a pessoa a ser vacinada não comparece na data agendada para receber a segunda dose, comparece em outro dia ou até mesmo quando a data marcada não bate com o público que está sendo vacinado naquele dia.

Alô Saúde – Araçatuba

“A orientação é de que a pessoa ligue para o 0800 [Alô Saúde], ou se preferir, procure um dos postos de vacinação para tirar dúvidas de sua situação”, destaca a coordenação do serviço.

No Brasil, temos no momento dois tipos de vacinas (Coronavac e AstraZeneca) e é importante lembrar que há uma programação prevista para cada público-alvo. Após a aplicação da primeira dose da Coronavac, a segunda dose deve ser aplicada em um intervalo ideal de 21 a 28 dias. Já para a vacina da AstraZeneca, o período ideal para a aplicação da segunda dose é de 11 a 12 semanas após a primeira dose.

A pessoa agendada deve apresentar no local de vacinação o comprovante do agendamento (SMS ou e-mail), CPF e documento com foto para ter garantido o registro da aplicação junto ao Ministério da Saúde.

Redes Sociais Prefeitura de Araçatuba

Para ficar atualizado sobre as datas, locais e horários das vacinas, o munícipe também pode acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Araçatuba no Facebook (facebook.com/prefeituraaracatuba) e Instagram (instagram.com/pmaaracatuba).

Araçatuba inicia vacinação contra Covid em idosos com 62 anos

O que é como prevenir

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

  • Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente quando chegar em casa, vindo da rua e depois de tocar em dinheiro ou em superfícies como maçanetas, corrimões etc. Nas quais várias pessoas encostaram.
  • O álcool em gel 70% também é um ótimo higienizador para quando você não puder lavar as mãos imediatamente.
  • Use máscara. Sempre que sair de casa. No caso de conviver com alguém infectado ou estar infectado use máscara o tempo todo. A máscara deve ser trocada a cada duas horas ou quando estiver úmida.
  • Distanciamento social é uma forma de evitar contaminação. Mantenha, no mínimo, um metro e meio de distância entre você e as pessoas em geral. Em casa ou na rua.
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca. Se tossir ou espirrar, cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço.
  • Fique em casa se você se sentir indisposto. Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Mantenha a limpeza e higienização do ambiente, em sua casa e no trabalho, com as janelas sempre abertas para que o ar circule.
  • Fique em sua casa o máximo que puder. Saia apenas para fazer as atividades essenciais.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE