Oi, o que você está procurando?

Dança

Inspirado no Rio Tietê, espetáculo celebra a consciência da água 

Apresentações on-line de Camila Vinhas Itavo e Marcelo Batistella que iniciam nesta segunda-feira (26) e segue até quinta-feira (29), no YouTube

Para além do quão fundamental é a água para tudo e todos que existem neste mundo, vale refletir sobre uma questão que é transcendental: a água é ser vivente. É possível descortinar-se em nós essa constatação, por exemplo, diante das águas caudalosas de um rio, ao observar o contínuo desfile da correnteza. Ao expandir a mente, quem observa esse rio consegue verdadeiramente ouvir a água. A natureza tem sua arte. E a arte humana reverencia a natureza.

A fim de discutir sobre a consciência deste ser, a bailarina Camila Vinhas Itavo e o músico e poeta Marcelo Batistella, da Cena Cine & Cia, realizam o espetáculo “Eu Rio”. Através de um cine dança, a proposta é proporcionar uma conscientização ambiental e sensorial, um olhar para todo o processo do rio como um corpo vivo e popularizar a compreensão de que a água tem consciência.

São quatro apresentações on-line, com duração de 45 minutos cada, que irão ocorrer nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril, sempre às 20h., no canal www.youtube.com/c/CamilaVinhasItavo.

O espetáculo EU RIO foi contemplado pelo edital Nº 011/2020 da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Araçatuba e do Governo Federal. É um projeto financiado com recursos da Lei nº 14.017, de 29/06/2020, “Lei Aldir Blanc”.

Inspirada na trajetória do rio Tietê e no livro “Mensagens da Água”, do pesquisador japonês Masaru Emoto, a artista encena questões sobre o que vemos e o que sentimos quando exercemos a ação de olhar efetivamente, mais ainda quando se trata de seres transparentes encontrados na natureza, como a água.

“A movimentação reflete o rio como um corpo vivo, cujo leito ou caminho é traçado durante seu fluxo incessante, que se rodeia por nuvens que voltam a ser rio. Intercambiando transparências entre os movimentos do corpo, da tela e da música, o corpo move-se, ora transparente, ora sombra, no espaço/tela. E a imagem projetada revela também no corpo/tela uma outra possibilidade de presença corporal”, explica Camila Vinhas Itavo.

A encenação também conta com o artista Marcelo Batistella, que atua no espetáculo com flautas doce, transversal e tibetana, marimbas, apitos, chocalho de pequi, com poemas e voz.

Histórico

A Cena Cine & Cia, criada por Camila Vinhas Itavo com o intuito de entrelaçar a dança ao cinema e audiovisual, estreou o espetáculo “Eu Rio” em 2 de fevereiro de 2009. Ele já foi apresentado na 8ª Campanha de Popularização do Teatro, de Juiz de Fora (MG); no Sesc Birigui (Polo Avançado de Araçatuba); na AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), em São Paulo; na Virada Cultural Paulista Interior, em Assis (SP); no Sesc Ribeirão Preto (SP).

Em 2010, o espetáculo “Eu Rio” foi apresentado no 9º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente de Penápolis (SP), no Dia da Água, em 20 de março; no Sesc São José dos Campos (SP); na Semana do Meio Ambiente, em Guararapes, para 2 mil crianças da Rede Pública de Ensino; na Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação, em São Paulo. Em 2011, em nova temporada no Parque da Aclimação, em São Paulo. Em 2013, no Sesi Presidente Prudente (SP), nas comemorações pelo Dia da Água.

Camila Vinhas Itavo é bailarina, fotógrafa e jornalista formada pela UNESP/Bauru em 1995. Marcelo Batistella é músico, escritor, professor de línguas e tradutor.

Devido ao avanço da pandemia de Covid-19, a programação pode sofrer alterações nas datas e horários.

Ficha técnica

Criação, produção, direção, remontagem e dança: Camila Vinhas Itavo
Música ao vivo (flautas, violão, marimbas, voz) e poemas: Marcelo Batistella
Filmagens: Lalucci Filmes
Duração:45 minutos
Exibição: on-line e gratuita, no canal www.youtube.com/c/CamilaVinhasItavo
Censura: livre

Assista um trecho no link: https://youtu.be/YdJU7q1yovA

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
34