Oi, o que você está procurando?

Novo coronavírus

Variante de Manaus já circula em Araçatuba

Variante é responsável pela maior transmissão do vírus e aumento da letatidade, inclusive entre pacientes jovens

A variante brasileira do novo coronavírus, chamada de P1 ou cepa de Manaus, já circula em Araçatuba. A informação foi confirmada pela médica infectologista do município, Heloysa Liberatori Gimael, em live realizada nesta tarde (11).

“Já tínhamos percebido o aumento no número de mortes em pacientes não idosos em dezembro, houve uma alteração no perfil epidemiológico, por isso já suspeitávamos que houvesse cepa diferente circulando por aqui”, disse.

O município teve a confirmação de que a nova cepa está circulando em Araçatuba por meio de um exame feito em um paciente daqui que está sendo atendido em um hospital privado de São Paulo.

A cepa de Manaus, com mutação, expõem as pessoas a maior risco, com piora mais rápida das condições de saúde do paciente e maior transmissibilidade. “Estamos encaminhando mais jovens para internação e evoluindo para óbito”, afirmou.

Conforme a médica, com a mutação, o vírus consegue entrar mais rápido na célula, o que repercute em termos clínicos e também de transmissão.

Além das características da cepa do Manaus, foi identificada uma nova mutação na cepa que circula em Araçatuba, mas a infectologista disse ainda não saber o que isso representa. “É tudo muito novo, não temos como saber ainda se esta mutação vai ter alguma repercussão”, afirmou.

 

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
31