Oi, o que você está procurando?

Cultura

Projeto promove oficina gratuita de roteiro para cinema

Oficina será realizada pela bailarina, fotógrafa e jornalista Camila Vinhas Itavo, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, pela internet

O roteiro é ferramenta fundamental na realização de peças audiovisuais. Além de criatividade, a elaboração dele exige técnica, aspectos conceituais e conhecimento. A bailarina, fotógrafa e jornalista Camila Vinhas Itavo promove, de forma gratuita, por meio do projeto “Gesta do Gesto”, a oficina on-line de roteiro para cinema. A oficina ocorre durante três dias e será transmitida pelo canal youtube.com/c/CamilaVinhasItavo, nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril – sempre a partir das 18h.

“A proposta é fazer uma análise fílmica da obra ‘Nostalgia da Luz’, de Patricio Guzmán. É também trazer para a discussão uma compreensão do fazer cinemagráfico e como isso pode levar à reflexão da construção de um roteiro, pois, para construí-lo, é necessário entender o seu tema e como você irá trabalhá-lo como imagem”, afirma Camila. A idealizadora ainda destaca que serão trazidos aspectos conceituais no sentido de pensar o roteiro, como descobrir um tema e como trabalhar durante a execução.

A oficina de criação de roteiro é parte integrante do projeto “Gesta do Gesto”, que também conta o documentário que leva o mesmo nome da iniciativa. O documentário aborda a cultura indígena genuinamente brasileira, que necessita de respaldo patrimonial, assim como a cultura de Araçatuba. O longa-metragem expõe um diálogo entre ancestralidade indígena e o sistema público de ensino no Brasil. Está sendo produzido desde 2015, pela Água da Mata Produções Culturais. “Gesta do Gesto” será lançado no dia 18 de abril é um filme de Camila Vinhas Itavo.

O projeto Gesta do Gesto foi contemplado pelo edital Nº 012/2020 da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Araçatuba e do Governo Federal. É um projeto financiado com recursos da Lei nº 14.017, de 29/06/2020, “Lei Aldir Blanc”.

Sobre

Oficina de roteiro para cinema
Quando: dias 30 e 31 de março e 1 de abril
Horário: das 18h às 19h
Link de acesso: youtube.com/c/camilavinhasitavo

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
ANUNCIANTE
49