Oi, o que você está procurando?

Emprego

Prefeitura de Araçatuba lança Currículo Digital

O currículo digital foi criado para agilizar ainda mais a relação entre as empresas que divulgam suas vagas e as pessoas que procuram emprego

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Entre os temas que mais preocupam a sociedade e os governos, estão a pandemia do coronavírus (Covid-19), aglomerações e a falta de emprego. Neste cenário, a Prefeitura de Araçatuba lança, em 2021, o currículo digital do Balcão de Empregos, como mais um recurso da tecnologia ajudando o cidadão.

O currículo digital foi criado para agilizar ainda mais a relação entre as empresas que divulgam suas vagas e as pessoas que procuram emprego, serviço já intermediado pelo Balcão de Empregos, mas que essa nova modalidade vem oferecer a segurança e conforto de não precisar mais ser um procedimento presencial.

A pessoa interessada agora pode acessar o site da prefeitura – aracatuba.sp.gov.br/balcaodeempregos – onde preencherá todos os campos, com suas informações e qualificações, definindo a vaga a que quer se candidatar, e o currículo é enviado diretamente ao banco de dados do Balcão de Empregos, de acordo com o perfil do cadastrado.

Além do site, haverá cartazes distribuídos pela cidade com a imagem do QR Code (em Inglês, “código de resposta rápida”) do Balcão de Empregos, que pode ser lido com o celular e direciona imediatamente à página de preenchimento do currículo digital, no site da Prefeitura de Araçatuba.

Após se cadastrar e enviar o currículo, o candidato deve também se cadastrar no Atazap, pois através dele a Prefeitura sempre divulga as novas vagas disponíveis, momento em que o interessado pode enviar seu currículo rapidamente. O número do Atazap é (18) 99812-1564, que o munícipe adiciona a seus contatos e envia um “oi” pelo WhatsApp, e passa a receber as atualizações da Prefeitura de Araçatuba. O Atazap é enviado toda quarta-feira.

Marcelo Mazzei, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, traça a relação entre a necessidade e a facilidade.

“As empresas não estão mais recebendo currículos em papel, então a forma que encontramos para modernizar e agilizar tanto para as empresas, para a Prefeitura e para quem procura vagas, foram o QR Code e o envio automático e à distância do currículo. O cadastro vai ficar automaticamente disponível para a prefeitura e será enviado às empresas que anunciarem vagas. Não vai precisar mais ir presencialmente até o balcão de empregos”.

“Também é muito importante que a pessoa que procura a vaga aponte suas habilidades e experiências. A necessidade de emprego e a concorrência são cada vez maiores e os detalhes que farão a diferença para que as empresas se interessem”, lembrou o secretário.

A vice-prefeita Edna Flor, historicamente ativa nas causas sociais e declarada apoiadora do Balcão de Empregos, reflete sobre a importância do novo recurso.

“Não precisa ir até o balcão, podendo fazer da sua própria casa ou rapidamente de onde tem internet, e os campos de preenchimento já pedem todos os dados necessários, inclusive sobre a vaga a que o interessado quer se candidatar. Essa ferramenta agrega quatro eixos fundamentais para a cidadania e o cuidado com as pessoas nesse momento: Covid-19, aglomeração, tecnologia e emprego. Ele considera o momento de pandemia, em que precisamos manter o isolamento social; por sua maneira prática e ágil, evita o deslocamento e a aglomeração; é exemplo do uso da tecnologia a serviço das pessoas, pois não é possível que num mundo com tanta tecnologia, não se coloque isso a serviço da geração de emprego e renda, este também tão importante num momento em que há tanto impacto na economia e na necessidade de emprego das pessoas”.

O Balcão de Empregos

A Prefeitura disponibiliza o Balcão de Empregos para encurtar o caminho entre as empresas que anunciam vagas e a população, ajudando as pessoas a cadastrarem seus dados, experiência e perfil. Os currículos disponibilizados pela prefeitura facilitam para as empresas, muitas vezes já pré-selecionando pelas habilidades e perfis dos cadastrados.

O Balcão de Empregos foi criado em 2010 e tem como empresas que mais utilizam os serviços de anúncio e encaminhamento de currículos, nomes como Colormaq, Nestlé, Supermercados Rondon, Assaí Atacadista, Atacadão Supermercados, Lojas Riachuelo, Lojas Renner, Shopping Praça Nova, Líder Balanças, Grupo Aval, Grupo Rondon, entre outras.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, gestora do Balcão de Empregos, aponta aproximadamente 54 mil pessoas atendidas desde a criação do Balcão, e que mais de 12 mil pessoas foram empregadas neste período.

Os comentários aqui não refletem a opinião do site, e são de responsabilidade do autor. O comentário NÃO É PUBLICADO automaticamente em seu Facebook, fique tranquilo!
43